O Acessa São Paulo é, hoje, um dos maiores programas de inclusão digital do país: são 499 postos em 440 municípios. O objetivo é promover o desenvolvimento social, cultural e econômico da população através do acesso à tecnologia da informação. Desde a sua criação, em julho de 2000, foram realizados mais de 38,4 milhões de atendimentos. Vinculado à Secretaria Estadual de Gestão Pública e gerenciado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o programa supera a marca de 1,68 milhão de usuários cadastrados.

O posto do Parque da Juventude, inaugurado em março de 2007, já é o mais procurado: instalado numa área de 900 m², tem 85 computadores para usuários e realiza uma média de 19 mil atendimentos por mês.

A expansão gradativa do Acessa São Paulo decorre da capacitação dos usuários no uso dos serviços e informações oferecidos pela internet e do incentivo à criação de conteúdos por parte da comunidade atendida. A meta levar o programa a todos os 645 municípios até 2010.

Em 2009, foi inaugurado, no Parque da Juventude, o Acessinha São Paulo, uma sala especialmente dedicada aos usuários de até onze anos de idade. Com a sala, as crianças têm à sua disposição um local exclusivo para a iniciação à informática.

O objetivo é que as atividades no “Acessinha SP” despertem a curiosidade das crianças para que conheçam outros universos, além daquele em que vivem. Para isso, os monitores vão ensinar a fazer pesquisas informatizadas e acessar sites educativos Além disso, também serão realizadas atividades como leituras lúdicas, exercícios de compreensão de palavras, oficinas e cursos adequados à faixa etária.