O Ministério da Saúde, através do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Sistema Único de Saúde (SUS), revela que o número de óbitos por hipertensão nos municípios da região de Presidente Prudente dobrou se observados os dados de agosto deste ano e os registros do mesmo período de 2008. A informação é do setor de comunicação da Prefeitura de Junqueirópolis.

O valor total gasto pelo Governo Federal para tratamento em hospitais com estes doentes sofreu majoração de 4,67%. Ao contrário dos outros municípios, Junqueirópolis registrou queda nas internações. Em agosto do ano passado, a cidade registrava quatro internações e no mesmo período desse ano, foram registradas apenas duas, sem nenhum óbito.

Segundo o prefeito Osmar Pinatto, isso se deve ao excelente trabalho de prevenção realizado pela Diretoria Municipal da Saúde, através do diretor Jorge Chihara, e sua equipe.

A pesquisa, disponibilizada através de página eletrônica, levou em consideração três tratamentos – encefalopatia hipertensiva, crise hipertensiva e hipertensão secundária.