O excesso de chuvas do ano passado e que persiste neste início de ano realmente não está trazendo boas notícias de modo geral. Sem falar nas tragédias anunciadas, as chuvas trazem algumas consequências negativas para determinados setores. Um deles é o de combustíveis, o grande volume de chuvas propiciou segundo proprietários de postos, o aumento do preço do litro do álcool. Nos supermercados, a procura pelas folhagens é maior do que a oferta, e os preços de alguns produtos apresentam aumentos.

Outro segmento que já acendeu o sinal de alerta com relação às chuvas, foi o da pecuária leiteira que começa a apresentar queda na produtividade. O presidente da Cacreputi – Cooperativa Agrária e de Cafeicultores da Região de Tupi Paulista, Edson Tiuso confirmou a informação ontem à tarde, a reportagem quando esteve visitando o Jornal Regional.

Ele comentou que a chuva em demasia traz prejuízos à atividade. “Nossa produção era de 75 mil litros por dia e agora caiu para 73.500”. Edson Tiuso explicou que os muitos dias de chuvas fazem com que as pastagens percam seus nutrientes, tão importantes para a alimentação das vacas leiteiras principalmente. Além disso, segundo ele, o gado não transita como normalmente acontece em dias normais, ocorre uma mudança do seu comportamento. “O barro dos pastos ainda pode trazer consequências não muito agradáveis aos animais, eles podem até vir a desenvolver alguns tipos de doenças nos cascos”. Edson Tiuso comentou que o maior volume de produtores da Cacretupi está vinculado a pastos.

A Cooperativa foi fundada em 1964 atuando na atividade cafeeira, ao longo dos anos, o café foi perdendo espaço para outras culturas, principalmente após as geadas de 1975 e 1982 e de acordo com Edson Tiuso, o leite foi o que apresentou melhores resultados. Ele lembra que no ano de 1972, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) foi possível fundar o laticínio. “Em 1991 lançamos o leite pasteurizado, o Brancão e em 2006 a bebida láctea”, Edson Tiuso frisa que em outubro do ano passado, surgiram dois novos sabores – chocolate e ameixa.

A atividade principal da Cacreputi é o leite e segundo o presidente, a Cooperativa oferece duas grandes vantagens aos seus cooperados. A primeira diz respeito a informação do preço do leite para o mês subsequente e a segunda trata-se do Prêmio Fidelidade. “Informando o preço do leite para o próximo mês, o cooperado tem condições de programar tanto as atividades de sua empresa quanto sua vida particular. Já aqueles produtores que entregaram durante todo o ano, o leite que produziram na Cacreputi, no final do ano recebem o 13º salário”.

A Cacretupi possui 1.183 cooperados em seu quadro, divididos em 419 cooperados produtores de leite; integrantes do plano de saúde 166; cooperados produtores de grãos (milho e café, os principais) 36 e cooperados consumidores 562.