Um dos incentivos à cultura do Governo do Estado que já ganhou espaço e reconhecimento entre os profissionais da área é o Prêmio São Paulo de Literatura que recebe inscrições a partir desta terça-feira, 8. Considerada a maior premiação literária do Brasil, serão R$ 400 mil para o Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante publicados em 2009, sendo R$ 200 mil para cada um.

A primeira edição do Prêmio São Paulo de Literatura foi realizada em 2008 e recebeu inscrições de 146 romances de 55 editoras e 19 autores independentes. No ano passado, o concurso teve 217 romances de 75 editoras e 13 autores independentes inscritos nesta edição. Foram vencedores, em 2009, a obra “Galiléia”, de Ronaldo Correia de Brito, e a “A Parede no Escuro”, de Altair Martins.

Além deste, outros programas de fomento à literatura são promovidos no Estado de São Paulo, como o Festival da Mantiqueira, onde os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2009 foram anunciados; o Viagem Literária, programa de incentivo à leitura que percorre o interior do Estado; e a Biblioteca São Paulo, recém-inaugurado no Parque da Juventude.

As inscrições do Prêmio São Paulo de Literatura vão até o dia 25 de março. Para conhecer o regulamento, acesse o site www.cultura.sp.gov.br. Poderão concorrer livros de ficção no gênero romance lançados em 2009. A entrega dos documentos deverá ser feita pelo Correio ou no Núcleo de Protocolo e Expedição da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Mauá nº 51, Bairro Luz, São Paulo – SP, CEP 01028-900).

Os nomes dos finalistas serão anunciados novamente no III Festival da Mantiqueira, que será realizado entre os dias 28 e 30 de maio em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. Os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura serão conhecidos no dia 2 de agosto, durante cerimônia no Museu da Língua Portuguesa.