Será instalada em Adamantina uma sede da unidade regional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), a UR-18, criada por resolução publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE) no último dia 18 de março.

A unidade foi solicitada em 2009 pelo prefeito Kiko Micheloni, com o apoio do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), diretamente ao presidente do TCE, com o intuito de aproximar ainda mais o atendimento órgão aos municípios da região. O prefeito também disponibilizou a doação de um terreno para sua instalação em sede própria.

A diretora da Unidade Regional do TCE em Presidente Prudente (UR-5), Rosa Yaeko Matsukawa Carvalho, esteve em Adamantina na última sexta-feira (19) para identificar o imóvel que abrigará a sede do órgão.

De imediato, a UR-18 funcionará em imóvel alugado pelo órgão, até que seja construída sua sede definitiva. A previsão é de instalação imediata, com início de atendimento nos próximos meses.

As cidades que serão atendidas em Adamantina fazem parte de um programa de redistribuição e descentralização das atividades do TCE-SP, e levará em conta a questão geográfica. Assim, a expectativa é que a nova unidade atenda localidades que hoje são ligadas às atuais sedes de Presidente Prudente, Marília e Araçatuba.

Segundo a resolução aprovada pelo TCE em sessão dirigida pelo seu presidente, conselheiro Flulvio Julião Biazzi, a medida foi adotada com o objetivo de aprimorar as atividades fiscalizadoras por meio da desconcentração de serviços; ampliar a eficácia do atendimento aos jurisdicionados; e a necessidade de reduzir ainda mais a distância para facilitar a presença física da fiscalização nos órgãos jurisdicionados. Também assinam a resolução os Conselheiros Antonio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues, Cláudio Ferraz de Alvarenga, Renato Martins Costa e Robson Marinho.

O prefeito Kiko Micheloni ressaltou que Adamantina é um polo de referência à micro região, atendendo vários municípios num universo populacional de aproximadamente 200 mil habitantes, em diversas áreas. Agora, consolida ainda mais sua importância para a região com a instalação do Tribunal de Contas. “É um avanço importante para nossa cidade e reitera sua importância estratégica para todo o contexto regional. Temos potencial, infraestrutura e boa localização, que fazem de nossa cidade uma referência para a Nova Alta Paulista”, diz