O primeiro curso de graduação do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em parceria com a Unesp de Dracena, começou na segunda-feira à noite para 50 alunos. Eles frequentarão as aulas do curso semipresencial de Pedagogia que oferece formação em nível superior para professores sem graduação, mas em exercício nas redes pública e privada de ensino.

Éverton Estevam, supervisor técnico acadêmico, informou que as atividades são desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet e aulas presenciais, as segundas e quintas-feiras, das 19h às 23h, no campus da Unesp. Os alunos contarão ainda com dois orientadores de disciplina de Dracena e um orientador de turma, de Botucatu, responsáveis pelo suporte às atividades pedagógicas.

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo é um programa gratuito do Governo Estadual com a proposta de expandir o ensino superior público de qualidade, aumentando e distribuindo o número de vagas oferecidas pelas três universidades públicas paulistas (Unesp, Unicamp e USP).

O lançamento aconteceu em agosto de 2009 e os cursos serão desenvolvidos em parceria com a USP, a Unicamp e a Unesp, além do Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado.

O curso semipresencial de Pedagogia é o primeiro a ser oferecido e a cerimônia de abertura foi transmitida ao vivo para todos os polos da Univesp no Estado, um deles Dracena.