A Prefeitura de Paulicéia, através da Coordenadoria Municipal de Educação desenvolve desde o ano passado, ações que buscam a erradicação do analfabetismo no município. Inicialmente houve o diagnóstico através de parceria entre as Coordenadorias de Educação e Saúde (agentes) para identificar os cidadãos analfabetos no município, porque motivo deixaram de frequentar a escola ou porque nunca se matricularam numa unidade escolar.

Este ano, novas ações estão sendo concretizadas, entre elas, a pretensão do funcionamento de duas salas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Comunitário do Assentamento Buritis. Houve grande interesse da população daquela localidade em retornar a escola e a distância até a cidade foi um dos motivos apontados como desistência na continuidade dos estudos.

No último dia 27, aconteceu reunião no Centro Comunitário com as famílias do local e dos Assentamentos Santo Antônio e Regência, juntamente com prefeito Ronney Antonio Ferreira e representantes da Coordenadoria Municipal de Educação, para apresentação da importância da educação, discussões sobre a abertura de matrículas, local e horário de funcionamento das salas de aula.

Para a Administração Municipal, é de suma importância iniciativas como essas, para que haja inclusão dos grupos que ainda se encontram excluídos do mundo do conhecimento, mas não apenas dos organismos governamentais, e sim através de empenho, do comprometimento, do planejamento coletivo de educadores, população, estudantes, enfim de todos aqueles que querem facilitar a plena integração de cada um na sociedade.

É necessário que os interessados que nunca estudaram, ou não completaram as séries iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série), ou que conhecem alguém nessas condições procurem a Coordenadoria Municipal de Educação para efetuar a matrícula, seja para as salas de aula que funcionarão no Centro Comunitário do Assentamento Buritis ou para as salas de aula que já funcionam na EMEF Raquiel Jane Miranda.