Bauru foi a segunda cidade mais segura de São Paulo em 2009, aponta um estudo da Polícia Militar.

Derivada de um trabalho de conclusão de curso do Programa de Doutorado de Ciências Policiais de Ordem e Segurança Pública, do major João Carlos Sproesser Mathias – do 9º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de Marília -, a pesquisa agrupa os municípios do Interior em níveis populacionais.

Os indicadores de análise para furto e roubo de veículos, roubos e homicídios para populações acima de 300 mil habitantes destacam Bauru como a vice-campeã em segurança no ano passado. A líder entre as 21 cidades médias no Estado é Franca.

Os números
Os cálculos foram feitos a partir da contagem total dos crimes – obtidos na Secretaria de Segurança Pública do Estado – e divididos por 100. Em 2009, por exemplo, Bauru registrou 28 homicídios dolosos [com intenção de matar]. Dividiu-se esse número pela população total [359.429], multiplicou-se por 100 e chegou-se a média de 7,79 homicídios para cada 100 mil habitantes.

O total de roubos foi de 1309 – média de 364,19 ocorrências; foram 579 furtos de veículos – média de 161,09 e 66 roubo de veículos – média de 18,36.

Furtos em geral não foram analisados porque em muitos casos a vítima não registra ocorrência. “Crimes sempre ocorreram na humanidade. O que diferencia as cidades na questão da violência é a maneira como se vê segurança pública”, explica Mathias. Conforme análise do comandante, Franca possui parque industrial consolidado, o que gera empregos e inibe a criminalidade.