Policiais militares pertencentes as áreas do 25º Batalhão e do 18º Batalhão promoveram treinamento ostensivo com o uso de cães farejadores das raças labrador e pastor alemão visando dar continuidade ao trabalho de rotina no policiamento para evitar que os cães fiquem desocupados nas situações de ocorrência real, melhorando a condição do cão na localização de substância entorpecente.

Os ambientes utilizados para o treinamento expuseram de forma bem próxima da realidade os níveis de dificuldades enfrentados pelos cães na ocorrência, sendo apresentado todos os pontos possíveis de situações que possam existir como de fato ocorreu. O cão teve que subir mesmo com certa dificuldade de altura e instabilidade, no monte de telha para farejar vestígios de entorpecentes.

A relação da dupla policial e cão tem sido um dos fatores cruciais para a os bons desempenhos dos trabalhos, conta o soldado PM, Alex Martins, que mostrou como é essencial o policial que acompanha o cão conhecer o animal desde a formação até a ocorrência real. É função de o policial adestrador orientar também os demais policiais envolvidos na busca de que passaram despercebidos por pontos suspeitos detectados pela mudança de comportamento do cão.

Para saber quais são os comportamentos do cão, o policial passa pelo Curso de Cinotecnia que serve para habilitar os cursistas a dominar e a ensinar os cães na detecção de entorpecentes, de explosivos, no controle de rebeliões em instituições prisionais, nas ações de busca, salvamento, capturas e apresentações em evento; bem como treinar os cães para identificar o momento certo de agir e a não reagir aos impulsos naturais, sobretudo na presença de crianças e/ou de outros animais. Os policiais/alunos neste curso aprendem noções de veterinária e anatomia canina. No canil, qualquer um dos cães atua de acordo com trabalho direcionado para o fim específico que se pretende.

De acordo com o policial Martins, hoje se comenta muito do cão de dupla função, além do policiamento faz o trabalho de faro. Ocasião que preferem evitar nos adestramentos por às vezes acabar confundindo as habilidades do cachorro.