Ontem de manhã, a Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) realizou simulação de incêndio em sua sede com a orientação do Corpo de Bombeiros. A atividade envolveu alunos, professores, funcionários e integrantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

O tenente Maxwel Isidoro da Silva, comandante do Posto de Bombeiros de Dracena, explicou que o objetivo foi treinar os funcionários da instituição para colocar em prática um plano de evacuação no caso de acidentes de grandes proporções, retirando os alunos em segurança do local. O comandante informou que os alunos não sabiam o que aconteceria, somente os professores. “Foi passado aos professores que no caso de ouvirem o alarme de incêndio, organizassem a saída dos alunos em fila indiana, retirando todos da escola em segurança”, comentou.

Por volta das 8h, após o estouro de um rojão, o alarme de incêndio da instituição foi acionado e começou a contar o tempo no cronômetro para evacuação. As portas do prédio voltadas para a avenida Alcides Chacon Couto foram fechadas, as luzes apagadas e havia fumaça nos corredores, para que as pessoas seguissem a iluminação de emergência. Tanto o alarme quanto a iluminação funcionaram normalmente.

Na simulação, uma pessoa da CIPA ligou para emergência, comunicando os Bombeiros que chegaram ao local e entraram no prédio.

No treinamento, o tenente Maxwel também contou com o auxílio do soldado Anderson Batista. Participaram 500 alunos, mais os funcionários e professores da instituição, sete bombeiros e duas viaturas, além da Polícia Civil e Militar.

O comandante do Posto de Bombeiros disse que a mobilidade dos funcionários da Fundec correspondeu às instruções passadas. “Foi bom o exercício para organização, mas ainda há detalhes que serão corrigidos. Os funcionários desenvolveram bem suas responsabilidades e levaram os alunos em segurança para contagem. Esta é a primeira vez que fazemos o treinamento envolvendo escola e a Fundec está de parabéns pela iniciativa. Outra escola também já nos procurou para realizar a atividade”.

O tenente Maxwel informou que, neste primeiro simulado, a escola gastou 10 minutos e 59 segundos para evacuar o prédio. Ele disse que novos testes poderão ser feitos para que o tempo seja menor, pois o objetivo é que a evacuação seja feita o mais rápido possível. “O objetivo principal é trabalhar a prevenção, treinar os funcionários da escola para saber o que fazer num momento de emergência, de forma a minimizar o número de vítimas”.