Teve início no dia 28 de abril, o programa de Iniciação Científica “Projeto Jovem Cidadão Pesquisador”, uma parceria da OAB/Dracena e o Centro de Ensino Superior de Dracena (Cesd).

A primeira apresentação aconteceu no colégio Anglo Cid, para os alunos do ensino médio, sob a coordenação da presidente da OAB/Dracena, Margarete de Cássia Lopes e os professores do Cesd, Heloísa Helena de Almeida Portugal e Sérgio Cardoso, este também presidente da Comissão OAB vai à Escola, subseção Dracena.

O Projeto Jovem Cidadão Pesquisador é fruto da iniciativa da OAB local com seu projeto “A OAB Vai à Escola” e do Cesd, entidade de ensino jurídico comprometida com o estímulo à pesquisa e iniciação científica.

A “OAB Vai à Escola” nasceu da união do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Educação com a Ordem dos Advogados no Brasil (OAB/SP) e tem promovido o conhecimento da cidadania entre os estudantes dos estabelecimentos de ensino do estado. “Este projeto quer orientar os jovens para seus deveres e direitos garantidos pela Constituição, distantes das drogas e da violência”, destaca Margarete.

O Programa é voltado para os alunos do ensino médio das escolas estaduais e particulares da região e visa estimular o aprendizado e a formação científica do aluno no estudo de problemas de nossa realidade social, capacitando-o para o exercício da cidadania.

O tema escolhido foi “As mudanças e transformações da região da alta paulista frente ao setor canavieiro”. Os alunos já podem se inscrever no projeto com resumos ou artigos e serão “adotados” por um discente do Curso de Direito do Cesd, responsável como orientador da pesquisa.

As inscrições já estão abertas e o julgamento dos trabalhos será realizado no Encontro de Iniciação Científica do Curso de Direito do Cesd, em outubro. Os trabalhos selecionados concorrerão a um laptop.

Os coordenadores do projeto continuarão visitando às demais escolas de ensino médio da região e comunica que as entidades de ensino interessadas em participar podem entrar em contato na secretaria de Direito do Cesd ou na Casa do Advogado de Dracena.