A Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente realizou na tarde dessa sexta-feira (21/05) o lançamento do projeto – Desenvolvimento de Condutas de Auto Proteção na Infância – Combatendo a Violência Sexual, no auditório da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O projeto consiste na capacitação de todos professores do 5ª ano das escolas da Rede Municipal de Ensino, através do curso de 40 horas. O tema será aplicado na disciplina de Orientação Sexual, para orientar as crianças na faixa etária dos nove aos 10 anos de idade, sobre as condutas de autoproteção.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária de Educação Ondina Barbosa Gerbasi, e a secretária de Assistência Social Regina Penati. Inicialmente a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) – Crianças e Adolescentes – Viviane Cristina Rodrigues, apresentou os conceitos de violência sexual, além dos dados estatísticos de casos no município. Em seguida, foi exibido um vídeo educativo intitulado “O Canto da Cicatriz”, elaborado por uma equipe de Porto Alegre.

A atividade foi direcionada para os coordenadores dos núcleos comunitários e dos além das equipes técnicas da Seduc e do Creas, assistentes sociais, psicólogas e pedagogas. De acordo com a professora da Unesp Renata Libório, após a capacitação, os professores e educadores estarão aptos para desenvolver o tema e aplicar as condutas de proteção junto às crianças. “O objetivo é fortalecer as crianças, para que elas consigam identificar situações abusivas”, ressalta.

A diretora da Escola na Escola Municipal Gisele Dallefi Célia Zuniga Ferri aprovou a iniciativa. Segundo ela, o tema é muito importante para ser discutido junto às crianças, além disso, vem a somar com o trabalho preventivo realizado pelos professores, que consiste na observação e análise do comportamento dos alunos, como dificuldade de aprendizagem, isolamento, entre outros sinais. “Se percebermos alguma coisa errada, encaminhamos para o Conselho Tutelar”, explica.

A Escola Gisele Dallefi será uma das contempladas com o tema transversal “Desenvolvimento de Condutas de Auto Proteção na Infância – Combatendo a Violência Sexual”. Conforme a diretora, o tema deve atingir cerca de 170 crianças matriculadas na escola, com idade entre nove e 11 anos.

A capacitação será fornecida pela equipe do Creas e pelos professores da Unesp Renata Libório e Alex Pessoa. Segundo Libório, a capacitação deve fornecer instrumentos para que os professores possam trabalhar na sala de aula, temas visando à proteção das crianças.

O trabalho em defesa das crianças é desenvolvido pela prefeitura em conjunto com os seguintes parceiros: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart), Sest/Senat, Conselho Tutelar, Delegacia de Defesa da Mulher e Sindicato dos Bancários.