A Secretaria de Cultura de Dracena está pleiteando algumas atividades do Programa Coreto Paulista realizado pelo Conservatório Musical de Tatuí e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Após o cadastramento dos municípios interessados e do envio de projetos, Dracena foi uma das contempladas na primeira fase e, ontem, recebeu a visita do maestro Marcelo Maganha, coordenador do Programa Coreto Paulista.

Maganha explicou que veio avaliar a possibilidade de trazer as ações do programa para o município, entre elas, as oficinas itinerantes para maestros e músicos de banda. Ele adiantou que por Dracena ser referência na região e perceber o destaque na área musical há grandes chances de receber o programa.

“Na oficina itinerante são de 9 a 10 professores do Conservatório de Tatuí que vêm ministrar cursos de sopro, percussão e regência, além de cursos extras. Ao longo de um final de semana, os músicos da cidade e região poderão participar de aulas intensivas numa ampla abordagem ao universo musical atual”, reforçou Maganha.

Ricardo Camuci, secretário de Cultura, ainda informou que está pleiteando a doação de instrumentos musicais para a Estação Musical, que funciona na antiga estação ferroviária. Frequentam aulas no local os alunos do Projeto Guri, da Orquestra Sinfônica Jovem e da Banda Marcial Danuza Mota. O secretário também disse que, este mês, irá a São Paulo conversar com a coordenadora do Projeto Guri, buscando atividades para os jovens de 17 a 22 anos.

“A oficina itinerante do Programa Coreto Paulista será mais um passo rumo ao sonho de formar novos profissionais da música no município. E para isso, buscamos nos espelhar nos melhores”, afirma Camuci. Em Dracena, a Orquestra Sinfônica Jovem foi criada com o objetivo de profissionalizar os músicos, sendo que muitos dos que fizeram parte dela já estão atuando na área.
Ricaro Camuci acompanhou o maestro Marcelo Maganha em visita à escola João Vendramini, onde serão realizadas as atividades da oficina. Também estiveram presentes os maestros Samuel Siqueira, da Orquestra Sinfônica Jovem e Edval Vieira do Nascimento, da Banda Danuza Mota, e a diretora de Cultura, Ana Lúcia Mioto Pereira.