Recentemente o instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e aluno do 9º termo de Psicologia da Faculdades de Dracena (UNIFADRA), cabo PM Wilson Cezar Barros, concluiu o curso de Extensão Universitária – “Fé na Prevenção” – Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e executado pela Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia e pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O conteúdo programático do curso abordou diversas temáticas relacionadas ao conceito e à classificação das drogas, além de técnicas de abordagem, intervenção breve, formas de encaminhamento e Entrevista Motivacional na Prevenção do Uso de Álcool e/ou Outras Drogas. A primeira fase consistiu na elaboração de publicações com fundamentação teórica atualizada e embasamento científico. Agora, na segunda fase, a SENAD e o PRONASCI, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), estão realizando este curso de capacitação a distância em técnicas de entrevista motivacional e intervenção breve, voltado às lideranças para a atuação na prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco. As lideranças religiosas e de movimentos afins serão capacitadas para ampliar o conhecimento técnico sobre drogas, qualificar o acolhimento dos membros da comunidade e mobilizar a rede de serviços disponíveis para a prevenção, o tratamento e a reinserção social de usuários e dependentes, bem como o apoio aos familiares.

O comandante do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior (região de Presidente Venceslau), tenente coronel PM Josué Filemon, convidou o cabo PM Barros, para conduzir no último dia 28 reunião técnica com os instrutores do Proerd da unidade onde o tema em foco foi: Crack – Os últimos 20 anos. Ao final da reunião técnica o cabo PM Barros recebeu do 1º tenente PM Campos (oficial de Ligação do Proerd) certificado de “Amigo do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior”, pela dedicação espontânea prestada a Organização Policial Militar e todas as demonstrações de amor à Causa Pública, em especial ao ministrar a palestra.