O retorno do volante Felipe Melo é a única novidade na escalação da seleção brasileira para o duelo com a Holanda, nesta sexta-feira, no Estádio Nelson Mandela Bay, na cidade de Port Elizabeth, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul.
Felipe Melo volta ao time após se recuperar de uma lesão no tornozelo esquerdo sofrida no empate por 0 a 0 com Portugal, em jogo pela última rodada da fase de grupos, que o deixou de fora do triunfo por 3 a 0 sobre o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
O volante vai substituir Ramires, que cumprirá suspensão automática pelo segundo cartão amarelo. Elano desfalca o Brasil pelo terceiro jogo consecutivo por conta de uma lesão no tornozelo direito. Assim, a seleção vai entrar em campo com: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.
A seleção holandesa não terá mudanças em relação ao time que derrotou a Eslováquia por 2 a 1 nas oitavas de final da Copa do Mundo. Assim, o meio-campista Rafael van der Vaart continua no banco de reservas, mesmo depois de ter se recuperado de uma panturrilha na esquerda. A Holanda vai iniciar o jogo com: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; De Jong, Van Bommel, Sneijder, Kuyt e Sneijder; Van Persie.