Com dois gols originados em cruzamentos altos sobre a área brasileira, a Holanda eliminou a seleção brasileira da Copa do Mundo.
Com dois gols do meia Sneijder, ambos no segundo tempo, contra um de Robinho, a Holanda passou para a semifinal e enfrenta o vencedor de Uruguai e Gana.
A seleção brasileira começou bem o jogo, tocando bem a bola no meio campo, atraindo a Holanda e saindo em contra-ataque.
Logo aos 8 minutos, Robinho marcou para o Brasil, mas o gol foi anulado por impedimento de Luis Fabiano ao receber a bola deslocado pela esquerda.
Um minuto depois, Felipe Melo deu excelente passe longo para Robinho no meio da defesa holandesa. O atacante do Santos só teve o trabalho de chutar no meio do gol do gol holandês abrindo o placar.
A vantagem deu confiança ao Brasil. O time de Dunga passou a tocar a bola sem dar chance ao ataque holandês.
Aos 8 minutos do segundo tempo, o ponta Arjen Robben cobrou um escanteio curto na direita do ataque, rolando a bola para Sneijder. O meia levantou para o gol de perna esquerda, o goleiro Julio Cesar saiu para tentar o soco e se atrapalhou com Felipe Melo, que tinha subido para tentar cortar o cruzamento. A bola tocou de raspão na cabeça de Felipe e morreu na rede brasileira.
O empate desestabilizou a equipe brasileira, que não conseguiu voltar a imprimir o ritmo de jogo do primeiro tempo e foi aos poucos permitindo o domínio holandês.
Aos 23 minutos numa outra cobrança de escanteio pela direita do ataque holandês, Dirk Kuyt cabeceou para o meio da área brasileira e Sneijder de cabeça fez Holanda 2 a 1.
Em nenhum momento a equipe brasileira mostrou que poderia virar o jogo. Pelo contrário, aos poucos os jogadores brasileiros foram mostrando visíveis sinais de irritação.
Aos 30, Felipe Melo pisou na coxa de Robben e foi expulso.
Daí para a frente, a Holanda plantou a zaga e não deu chances de reação ao ataque brasileiro.