Os trabalhadores do setor de etanol de Presidente Prudente e região devem ter um reajuste salarial de 7%, composto pela reposição da inflação, que é de 5,57%, mais 1,43% de aumento real, além da manutenção de outras conquistas anteriores. A data base da categoria é 1º de Maio.

Para tanto, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e Fabricação de Álcool, Etanol, Bioetanol e Biocombustível de Presidente Prudente e região (Sindetanol) e os empresários da região assinam, nesta quinta-feira (12), às 17h, o acordo coletivo referente à Campanha Salarial 2010/2011.

Foram quatro meses de negociação, que envolveram cerca de 4.500 trabalhadores. No geral, eles participaram e votaram em cerca de 40 assembleias, realizadas nas 17 empresas do setor, com os diretores dos sindicatos.

Para o presidente do Sindetanol, Antonio Mendes Neto (Toninho), a discussão teve um diferencial muito importante, a postura dos envolvidos no processo. “Foi uma campanha marcada pela mobilização da categoria. Se não nos unirmos, não cresceremos e esta campanha mostrou bem isso”, afirmou Neto.

Segundo o secretário geral do Sindetanol, Milton Ribeiro Sobral, durante o processo, tanto as posições do setor patronal como as reivindicações dos trabalhadores, foram discutidas de forma objetiva nas assembleias e reuniões no sindicato. “Os trabalhadores, com seus votos, ditaram o rumo das negociações tendo como referência a pauta de reivindicações”, destacou Sobral