Conforme revela estudo do Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com a Secretaria de Turismo de São Paulo e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Panorama poderá ser uma cidade considerada um Destino Indutor do Desenvolvimento Regional. A informação partiu do gestor da Associação do Circuito Turístico do Oeste Rios (Actor), César Claudino de Souza.

O estudo de competitividade foi realizado em Panorama, entre os dias 7 e 11 de dezembro de 2009, segundo Souza, que na época da pesquisa era secretário municipal de Turismo.

De acordo com o Mtur, o resultado mostra “a capacidade dos destinos de gerar negócios, nas atividades relacionadas com o setor de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva”.

Souza explica que caso futuramente a cidade seja um destino indutor, significará que Panorama estará preparada para receber o turista. Ele destaca que a cidade já disponibiliza de alguns atrativos, o balneário municipal, o turismo de pesca, o lazer náutico, entre outros eventos diversos.

A PESQUISA – César Claudino de Souza lembra que na época da pesquisa uma técnica em turismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) fez cerca de 600 perguntas sobre diversos setores do turismo na cidade, nas quais foram apontadas notas de 0 a 100.

O gestor da Actor apresenta alguns dos resultados divulgados. A infraestrutura geral de Panorama recebeu nota 59,9, enquanto que a média nacional é de 64,6. Em economia local, a classificação recebida foi de 63,5, no município da Nova Alta Paulista contra 57,1 do País.

Nos aspectos ambientais, a cidade teve atribuição 56,3; a média brasileira é de 61,8. Sobre a capacidade de analisar o perfil do turista – Panorama ficou com a nota zero.
Para modificar a situação, a Prefeitura visa melhorar os pontos que não foram bem avaliados e aprimorar o que já está bom no setor turístico.

“Panorama é a única cidade do centro-oeste paulista que participou da pesquisa”, frisa Souzam que não sabe apontar, por enquanto, o valor a ser investido.

Adianta, entretanto, que com apoio do Instituto Marca Brasil, ainda neste semestre serão feitos trabalhos de melhora.