Entre as usinas parcerias do Programa Semear, a Usina Santa Mercedes foi a primeira a receber o Dia de Campo promovido pelo Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). A atividade ocorreu ontem à tarde, no Centro de Convivência do Idoso da cidade, com o objetivo de capacitar os colaboradores da usina para o trabalho com mudas nativas, dando orientações técnicas para a recuperação de áreas degradadas, otimizando os custos.

A programação contou com palestras proferidas pelos diretores do IBF, Higino Aquino, sobre “Manejo de solo para restauração de APP” e Solano Aquino, que destacou as “Melhores práticas para redução dos custos de recuperação florestal”. Estariam presentes vários profissionais da área ambiental, inclusive o especialista em recuperação ambiental Ronaldo Angelo, da empresa Angelo Reflorestamento. Higino Aquino destacou que a proposta é trazer para a usina conhecimento técnico e prático, proporcionando ainda a troca de informações entre os participantes.

Após as apresentações, estava previsto o curso no campo com o plantio de mudas nativas. A Usina Santa Mercedes, por meio do Programa Semear, vai receber parte das mudas produzidas no viveiro da penitenciária de Dracena para plantar em suas áreas de preservação permanente.

SEMEAR – Lançado em maio deste ano, é um projeto socioambiental que envolve a Penitenciária Compacta de Dracena, Prefeitura, Ministério Público, Usinas de Açúcar e Álcool da região e o IBF. A proposta é promover a ressocialização de sentenciados através da construção e do gerenciamento de um viveiro florestal (na penitenciária de Dracena) para capacitação profissional e efetiva produção de mudas nativas, atendendo a demanda de projetos de recuperação florestal da região.

O diretor do IBF, Solano Aquino disse que os sentenciados já atuam na parte de construção do viveiro na penitenciária de Dracena, pois aprendem desde a estruturação do local até a coleta de sementes nativas, produção e comercialização de mudas florestais. “Além de o programa gerar emprego e renda através dos investimentos do IBF, oferece uma oportunidade para que os sentenciados não voltem à criminalidade”, destaca.

Ele ainda informou que a produção estimada é de dois milhões de mudas por ano, com a previsão de triplicar em menos de dois anos. “A implantação do viveiro em Dracena é estratégica, pois será um centro de distribuição de mudas para atender as demandas do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, entre outros”. Também funcionará um viveiro no recinto da Fapidra para redistribuição das mudas produzidas na penitenciária. O Programa Semear continua aberto a novas parcerias.

Ontem de manhã, na sede do Sindicato Rural em Dracena, a equipe do IBF iniciou as entrevistas de candidatos para duas vagas do Programa Semear: encarregado de produção de mudas e encarregado administrativo. Os interessados podem visitar o site www.programasemear.org.br e preencher o formulário em Trabalhe Conosco.