A estiagem no tempo favorece a conservação de estradas rurais, serviço este executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos na zona rural de Presidente Prudente. A afirmação é do engenheiro civil do Parque de Obras e responsável pela fiscalização das frentes de trabalho, Aílton Carlos Peretti.

De acordo com ele, dos cerca de 400 quilômetros de estradas existentes no município e que não foram contemplados com o Programa Melhor Caminho, entre 20% e 30% de pontos e trechos críticos, já foram recuperados e melhorados neste período. O cascalhamento de estrada nesta sexta-feira (17) – serviço normalmente realizado para melhorar as condições de trafegabilidade – ocorre na estrada do Bairro 1º de Maio.

O engenheiro explica que o procedimento é priorizado diariamente, de segunda a sexta-feira. Conta que foi intensificado ultimamente devido à falta de chuva, que tem possibilitado os trabalhos. Afinal, não chove pra valer em Prudente desde o dia 17 de julho, segundo a agência Climatempo. Nos feriados de 7 e 14 de setembro até choveu, mas a quantidade de água que caiu nos dois dias não foi suficiente para interromper os serviços. “São cerca de 15 funcionários, entre operacionais e braçais, que estão melhorando os trechos onde há subidas e onde existem drenagem devido a existências de minas”, explica, acrescentando que para as melhorias estão envolvidas ainda cinco caminhões, três máquinas niveladoras, duas esteiras e uma pá carregadeira.

Ele lembra que além do trabalho de recuperação da estrada, a pasta também já encerrou o trabalho de recuperação das 13 pontes de madeira que foram arrastada com as chuvas que caíram entre o fim do ano passado e o começo deste. A última foi melhorada no Bairro da Jacutinga, divisa com Regente Feijó.