A Casa da Agricultura de Tupi Paulista registrou 180 milímetros de chuva desde a última sexta-feira, quando começou a chover na região. A mudança no tempo trouxe além do alívio para os campos secos, também ventos fortes e até granizo. Na madrugada de ontem, a ventania em Tupi Paulista arrancou várias árvores na cidade, derrubou antenas e postes de energia elétrica e causou destelhamentos de algumas casas.

Na Cacretupi, Cooperativa Agrária e de Cafeicultores da Região de Tupi Paulista, a antena de 60 metros ficou dobrada sobre um dos barracões da cooperativa, outro (barracão) teve o portão de ferro arrancado pelo vento.

A assessora da diretoria da Cacretupi, Ana Scalabrini, informou que os postes de energia elétrica foram danificados e parte do barracão destelhada. Ontem à tarde, por volta das 14h, a energia foi restabelecida e o funcionamento do escritório normalizado; no entanto, alguns setores como o de vendas de loja permaneciam paralisados.

A antena destruída abrigava um dos pontos de distribuição de internet do provedor AbcRede, que prejudicou os serviços prestados a 200 clientes daquele setor. O provedor atende 12 municípios da região de Pacaembu a Panorama. Segundo informações da AbcRede, a equipe estava mobilizada para o remanejamento dos clientes atendidos pelo setor para outro ponto de distribuição.

ZONA RURAL – Muitos barracões foram descobertos, segundo informou o secretário de Agricultura, João Zambon Filho.

“Algumas árvores na cidade foram arrancadas pela raiz e caiu um pouco de granizo”, comenta. Ele disse ainda que não haviam informações sobre grandes prejuízos nos cultivos dos produtores rurais e que as máquinas da Prefeitura de Tupi Paulista trabalhavam para retirar as árvores caídas na cidade e também na zona rural. Os estragos foram muitos na estrada que liga o município a Nova Guataporanga.