Osvaldo Cruz receberá no próximo dia 6 de novembro seis ônibus em que os passageiros de cada roteiro – em média 40 artistas, técnicos e produtores – levam na bagagem seu repertório artístico e apresentam seus espetáculos no Conjunto Esportivo Jubileu de Ouro.

Atrás de cada ônibus, segue um caminhão levando telões de 300 polegadas e inúmeros objetos e adereços, além de palco e cenário. Toda essa estrutura integra a engrenagem que coloca na estrada o CIRCUITO SESC DE ARTES.

O conceito da edição 2010 do Circuito explora o imaginário das praças públicas e pretende presentear cada cidade com uma programação cultural composta de diferentes linguagens artísticas. São elas: artemídia, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.

Cada um dos seis ônibus leva um bloco de programação diferente (são 60 atrações ao todo) e, num dos assentos, um cronista que produzirá textos, poemas, minicontos, fotos e pequenos vídeos a partir das experiências vividas em cada cidade. No fim do dia, as pessoas terão a surpresa de se ver no telão, onde seus depoimentos serão exibidos.

O CIRCUITO SESC DE ARTES viaja o Estado de São Paulo e na região de Presidente Prudente, cinco cidades serão contempladas e o Circuito de 3 a 7 de novembro: Presidente Venceslau (dia 3), Lucélia (dia 4), Adamantina (dia 5), Osvaldo Cruz (dia 6) e Tupã (dia 7).

Programação

A programação começa às 14 horas com a oficina Cidade Invertida, com os fotógrafos, educadores e artistas Ricardo Hantzschel, Edison Angeloni, Elizabeth Lee e Gustavo Falqueiro. A bordo de um trailer que opera tanto como laboratório fotográfico como câmera obscura, o grupo promove saídas para a produção de fotografias em preto e branco e com câmeras pinhole, máquina artesanal, sem lentes, pela qual a imagem é captada diretamente no papel fotográfico.

Na sequência, a intervenção musical Rubra Pocket Show garante a diversão, com a palhaça Rubra e sua minúscula banda, que mistura peripécias, palhaçadas, versos, música e improviso. Marchinhas de carnaval, maracatu e sambinhas com base eletrônica estão no repertório da apresentação que acontece às 16 horas.

Já o jogo Acervo SESC de Arte Brasileira, propõe uma brincadeira na qual cartas com imagens de obras do acervo SESC estimulam reflexões educativas relacionada aos trabalhos artísticos apresentados. A brincadeira começa às 17 horas.

O poeta Ademir Assunção apresenta Rebelião na Zona Fantasma, uma fusão de poesia e músicas do repertório do CD que leva o mesmo nome do show. Neste trabalho a palavra se reveste de entonações, ritmos, prosódias inusitadas, estruturadas em baladas, blues, jazz e rock n’ roll. A apresentação acontece às 18h35.

Às 17h a história da criação do mundo é contada no espetáculo O Comecim das Coisas, da La Cascata Cia. Cômica. A montagem é representada por quatro contadores de histórias e é inspirada no livro do Gênesis e na cultura popular regional.

Meio Fio

A Membros Cia. de Dança apresenta o espetáculo Meio Fio, no qual a partir de jogos de movimentos e improvisação, dialoga com o espaço urbano, utilizando a dança como possibilidade de questionamentos sociais. Nesse sentido, o palco para as criações dos bailarinos é a borda das calçadas, espaço de convivência para crianças e jovens e também local de grande violência nas cidades. Parte da obra é inspirada na Chacina da Candelária, ocorrida em 23 de julho de 1993. A apresentação de dança acontece às 19h45.

A próxima atividade, que acontece às 20h15, é a performance audiovisual Cotidiano em que o Grupo Mesa de Luz manipula imagens, sons e objetos. Sem utilizar material pré-gravado, todo o material é executado pelos artistas durante a apresentação. Mesa de Luz foi criado em 2008 e é composto pelos artistas plásticos brasilienses Hieronimus do Vale, Marta Mencarini e Tomás Seferin.

Encerramento

Encerrando o CIRCUITO SESC DE ARTES, às 21h, acontece o show Baile do Simonal em presente ao público com músicas de Wilson Simonal, tocadas por seus filhos Max de Castro e Simoninha. No repertório, sucessos das décadas de 60 e 70.

O CIRCUITO SESC DE ARTES é uma realização do SESC São Paulo e tem o apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e da Prefeitura de Osvaldo Cruz. Tudo de graça para a população.

Assessoria de Imprensa

Giuliano Panvéchio

MTb.: 46.291/SP

Colaborou: Sesc Thermas de Presidente Prudente