A Escola Técnica Estadual Prof.ª Carmelina Barbosa recebeu na quarta-feira (24), Sérgio Luiz Trombini, da Fundação MS, para as atividades do Dia de Campo sobre a soja. Participaram cerca de 100 alunos do ensino médio e do curso técnico em agropecuária.

No período da manhã, Sérgio fez palestra comentando sobre a fenologia da soja, preparo da área, pragas, doenças, ervas daninhas, condução da cultura, regulagem de máquinas e tecnologia de aplicação de defensivos. À tarde, houve o plantio experimental de soja de duas variedades que podem se adaptar ao clima da região. Sérgio disse que seria utilizado o sistema de plantio direto da soja, sem o revolvimento do solo, aproveitando a palhada formada na área como adubo orgânico. A principal vantagem do plantio direto é a preservação ambiental, com a conservação do solo.

O coordenador de área do curso de agropecuária, Américo Omoto, explicou que a intenção é transformar o experimento com a soja em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), incentivando os alunos a continuar as pesquisas do projeto. “A atividade também busca a qualificação melhor dos alunos, que têm a oportunidade de observar no campo o que é a cultura da soja, uma vez que na região quase não há plantio”, destaca.

Américo ainda agradeceu ao amigo Adilson Kazuo Kozama, administrador geral da Fazenda Modelo II, localizada ao sul de Ribas do Rio Pardo (MS), que possibilitou a vinda do técnico da Fundação MS, empresa que presta assistência e consultoria na fazenda.