O Laboratório Veterinário Homeopático Fauna & Flora Arenales Ltda. da cidade de Presidente Prudente, pinoneiro no mundo em homeopatia animal, comemora dez anos de atividades.

A unidade nasceu com três funcionários em uma área de 310 m2 no ano de 2000, e atualmente está instalada em 3500 m2, com capacidade para produzir até um milhão de doses mensais de medicamentos para bovinos, ovinos, caprinos, equinos, aves ornamentais e de produção, cães e gatos (pet), e peixes ornamentais e de produção. O objetivo da empresa é desenvolver tecnologia sustentável aplicada à produção de medicamentos.

De acordo com a fundadora da instituição e atual diretora geral, Maria do Carmo Arenales, a licença de funcionamento do Ministério da Agricultura para iniciar a produção de medicamentos foi conquistada no dia 21 de dezembro de 2000, pois pelas leis brasileiras vigentes até então, não se podia ter locais próprios para manipulação de remédios destinados aos animais. “Depois de 12 anos de constante luta para conseguir abrir a empresa, iniciamos um trabalho junto aos produtores de estímulo à produção orgânica no país”, relembra.

Hoje, no Brasil, cerca de 50 mil clientes usam produtos fabricados pelo Laboratório Arenales, que atende a população através de uma linha com mais de 90 Fatores Homeopáticos. “A homeopatia tem sido disseminada entre as pessoas que com o passar dos dias, cobram, cada vez mais, por uma vida saudável. Com isso, o Laboratório cresce a cada ano e consegue conquistar mais mercado”, destaca.

Entre os diferenciais do Laboratório, está a abrangência de espécies a que são destinados os medicamentos, produtos que conferem sustentabilidade aos animais, número de premiações conquistadas, e a Ação Social que é praticada durante o ano todo pelos colaboradores da empresa. “Todos esses anos de sucesso dentro e fora do país, é uma confirmação do reconhecimento da concretização de um empreendimento que além de levar saúde aos animais, ao meio ambiente, e ao consumidor final, tornamos o que é futuro em uma realidade atual”, defende.