Desde o dia 18 de novembro, data em que foi publicado a oficialização do Canil Setorial em Panorama, todo policiamento do 25º BPM-I Batalhão da PM (Osvaldo Cruz a Panorama) passou a contar com os serviços de oito cães das raças pastor alemão e labrador e seis policiais, informou o comandante do Batalhão, major Saraiva, que esteve em visita as instalações do canil na sede do 2º Pelotão da PM em Panorama na manhã de ontem (30).

Segundo o major, a oficialização do canil na área do Batalhão é realmente uma conquista muito importante, não apenas para Panorama, como também a todos os 22 municípios pertencentes a área de atuação policial do BPM-I. O canil prestará se necessário, apoio aos batalhões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Andradina, como já ocorreu na área do Batalhão de Andradina.

A partir de agora, comentou o comandante, haverá condições de realmente ser empenhados estes policiais especializados no treinamento com cães. O treinamento dos cães acontece no canil. Periodicamente, eles são examinados por médicos veterinários.

Em princípio, o canil contará com seis policiais do 2º Pelotão da PM de Panorama que atuará em toda região. Em relação ao impacto direto na saída desses seis policiais de um único pelotão, major Saraiva explicou que será feito remanejamento de policiais militares em outras cidades na área do Batalhão para trabalhar Panorama. O objetivo é a reposição de efetivo local que buscará evitar quaisquer tipos de prejuízo no atendimento de ocorrência e ao policiamento em geral realizado na cidade. O canil será utilizado no dia-a-dia do policiamento ostensivo, com a presença de um policial com um cão, inibindo a ação de marginais e para o trabalho específico, realizado, por exemplo, em grandes eventos como o Carnaval e outras festas. “Teremos a empregabilidade do cão nas questões de faro. Nosso canil tem uma ação muito eficaz em ações desse tipo, inclusive com várias prisões de indivíduos pela prática do tráfico de entorpecentes”, lembrou o major.

EM AÇÃO – Em outubro, na operação “Divisa” realizada na base da Polícia Rodoviária em Presidente Epitácio, a labradora Emy, do canil setorial, encontrou 106 tijolos de maconha, pesando 97 quilos.