Levantamento realizado pela Secretaria da Educação de Dracena, desde o início da administração atual, mostrou que a demanda por vagas nas creches da cidade aumenta a cada ano, havendo uma necessidade de ampliação do espaço físico para melhor atender os alunos.

Com base nos dados do Censo Escolar, a secretária da Educação, Irmes Mattara, apontou que em maio de 2009 haviam 787 crianças matriculadas nas creches, número que chegou a 892 em dezembro do mesmo ano. Em maio de 2010 eram 868, aumentando para 902 crianças matriculadas até novembro.

Irmes explicou que o mês de maio é a data de referência do Censo Escolar para direcionamento dos recursos públicos para o próximo ano. Assim, com base nos dados de maio, o Ministério da Educação faz os repasses financeiros para todos os programas de educação. No entanto, as despesas com as crianças matriculadas ao longo do ano ficam a cargo do próprio município.

“De maio a dezembro de 2009 foram 105 crianças a mais nas creches que o município precisou acomodar e arcar com as despesas sozinho. Em 2010, de maio até novembro, já eram mais 34 crianças e a cada ano observa-se que as matrículas vão aumentando, com isso, falta espaço físico para atender os alunos”, disse a secretária.

Devido a essa demanda crescente, Irmes destacou que a administração está ampliando algumas escolas. No Jardim Brasilândia, até o ano passado, as crianças de 0 a 5 anos eram atendidas pela Emei Lar Infantil. “A partir deste ano, os alunos de 5 a 6 anos estudarão na Emefi Guilherme Tammerik nas novas salas inauguradas no fim do ano passado para atender a pré-escola”, comentou a secretária.

O mesmo ocorreu com a Emefi Ottília Braz Noguerol, no Palmeiras, que ganhou mais três salas para educação infantil e, a partir deste ano, começará atender as crianças de 4 e 5 anos que antes não era possível. Em 2011, também será ampliada a Emei Balão Mágico, no Santa Clara, que já tem um terreno desapropriado para este fim e ainda a Emei Sossego da Mamãe, no Tonico André, para qual foi comprada uma casa, segundo informou Irmes.

A secretária ainda anunciou uma novidade no Jardim Brasilândia. “A demanda no bairro aumenta ano a ano e o prefeito Célio Rejani já autorizou a construção de uma creche com recursos próprios, dada a urgência do atendimento. As obras estão em fase de planejamento”.

Irmes também lembrou que o término da creche no bairro Emílio Zanatta ajudará no atendimento à demanda de novas matrículas.

NASCIDOS – Outra pesquisa feita pela secretária da Educação foi sobre o número de nascidos na cidade que podem precisar de vagas nas creches. A média é de 500 bebês nascidos por ano em Dracena, segundo levantamento feito no Cartório de Registro Civil local, sendo que de 10 a 20% destes bebês são de mães que residem em cidades vizinhas.

“Mesmo que muitas mães prefiram deixar os filhos em casa por mais algum tempo e outras que procuram pelas escolas particulares, há um número elevado de crianças fora das creches para atender, que estão como prioridade. Além disso, com a mulher no mercado de trabalho, a procura por vagas nas creches públicas, mesmo em bairros mais favorecidos, é grande”, relata.

A secretária considera alguns fatores como a qualidade nos serviços da creche pública, boa alimentação e atendimento por educadoras graduadas. Ela destacou que a Secretaria da Educação já preparou para o próximo mês um curso de formação para todas as equipes que trabalham nas creches, com informações sobre primeiros socorros, higienização do ambiente e prevenção de doenças infectocontagiosas.

Irmes Mattara lembrou que a educação infantil saiu da assistência social e foi para área educacional há algum tempo. “Antes, não se exigia formação para atuar em creches, porque o profissional só tinha que cuidar das crianças; agora, tem que cuidar e educar”, explica.

NO BRASIL – A creche é a etapa com maior crescimento no número de matrículas da educação básica, conforme os dados do Censo Escolar 2010. As matrículas de crianças com até três anos de idade apresentaram um crescimento de 9%, o que corresponde a 168.290 novas matrículas. Em 2010, as matrículas somaram 2.064.653, enquanto em 2009, o censo registrou 1.896.363. Comparando com o início dos anos 2000, o crescimento ultrapassa 79%.

Com a reorganização da pré-escola, que atende crianças de quatro e cinco anos, e a implantação do ensino fundamental de nove anos, o censo registrou 4.692.045 matrículas em classes de pré-escola. A queda de 3,6% com relação a 2009 é atribuída à implantação do ensino fundamental de nove anos. Em 2009, a pré-escola teve 4.866.268 alunos.