Neste ano, 60 famílias de Dracena deixaram de receber o auxílio financeiro do programa Bolsa Família por falta de recadastramento. Elas não compareceram para atualizar os dados na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ano passado, por isso, tiveram o benefício cancelado. Porém, destas 60 famílias, 40 tiveram problemas com a transmissão de dados ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

Melissa Portari Della Bandeira, coordenadora do Bolsa Família, explica que estas famílias fizeram a revisão cadastral em 2010, mas por falhas no sistema, tiveram o benefício cancelado. “A Secretaria já encontrou com pedido para correção das inconsistências de cadastro para que as 40 famílias voltem a receber o benefício”, disse.

Estão cadastradas atualmente no programa 1.505 famílias dracenenses, sendo que 1.420 receberão o auxílio neste mês de fevereiro; das restantes 85, 60 tiveram o benefício cancelado e outras 25 possuem pendências com as condicionalidades.

Melissa destaca que, este ano, o número de cancelamentos (60) foi menor na comparação com 2010, quando foram cancelados 212 benefícios por falta de recadastramento. Ela ainda reforça a importância das famílias atualizarem as informações cadastrais, bem como estar em dia com as demais exigências na educação e saúde.

A coordenadora do programa lembrou que das 1.420 famílias que receberam o auxílio financeiro este ano, 500 precisam fazer a revisão cadastral. A Secretaria enviará avisos para que elas procurem a Secretaria de Assistência Social durante o ano.

SERVIÇO – A lista das famílias que precisam fazer a renovação de seus cadastros está disponível na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, na avenida José Bonifácio, 1341. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, das 13h30 às 16h.