Terminou na segunda-feira (28), a Piracema, período que a pesca no Rio Paraná e afluentes sofre severas restrições para que a reprodução dos peixes de espécies locais não seja prejudicada.

Com o término, a rede hoteleira especializada no atendimento a pescadores nos municípios de Panorama e Paulicéia deve receber para este feriado de Carnaval, excursões vindas de São Paulo, Curitiba e Santa Catarina.

E para receber todo esse pessoal, é preciso que todos os itens estejam prontos, orienta a gerente da Pousada Cururu II, em Panorama, Aline Goes de Oliveira, que receberia ontem (5), um grupo de 20 pescadores, em busca das espécies mais procuradas tucunaré, piapara, pacu, dourado e piauçu. Segundo a gerente, nos próximos finais de semana, praticamente todos os quartos estão reservados para este público. De segunda a sexta-feira, a pousada recebe mais pescadores individuais.

Os reflexos da abertura da pesca podem ser sentidos na mesa do consumidor, não tanto pelo preço, que pouco alterou na compra de algumas espécies, mas, no quesito variedade. No ranking dos peixes mais procurados, estão: piapara, dourado e pintado.

É possível notar também a redução de apreensão de redes e prisões efetuadas pela Polícia Ambiental no período da Piracema, consequentemente a redução no valor de multas administrativas aplicadas por conta da intensificação do policiamento nos pontos de maior incidência de pesca que tiveram queda bastante considerável há dois anos.