Por meio de requerimento de providências aprovado na sessão ordinária desta semana, o vereador Oswaldo Bosquet cobra do Executivo a criação de kits de auxílio natalidade para suprir as necessidades de mães e recém-nascidos de Presidente Prudente em situação de vulnerabilidade social.

A matéria foi apreciada e aceita por unanimidade pelo Plenário da Câmara Municipal. De acordo com o presidente da Comissão de Justiça e Redação da Casa, a ideia é que o auxílio seja feito pela Secretaria de Assistência Social do município. “Prudente possui muitas mães de recém-nascidos que vivem nesta condição de vulnerabilidade social e precisam deste auxílio”, destaca Bosquet. “Este kits deverão suprir as necessidades básicas destas mães e filhos”, acrescenta o parlamentar.

“Teste do Coraçãozinho”

Outra medida do vereador Oswaldo Bosquet que deve beneficiar mães e bebês recém-nascidos foi a instituição do “Teste do Coraçãozinho”, ou exame de oximetria de pulso, através de Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal em 2011.

A medida deve ser obrigatória nos berçários e maternidades públicas de Presidente Prudente. O exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos, ainda no berçário e após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar, para que seja detectada uma possível cardiopatia congênita. (Com Assessoria de Comunicação Social)