Os alunos do 1° termo do curso de Enfermagem da Unifadra Dracena participaram, nesta última semana, de uma aula prática da disciplina de Anatomia. A atividade foi a dissecação de um coração de porco, sob supervisão do professor mestre Roberto Takayama. 

Segundo o docente, a escolha do coração do porco como objeto para esta aula prática foi em razão da sua similaridade com o tamanho do coração humano e por ser um órgão relativamente fácil de se encontrar. 

Durante a aula prática, os acadêmicos sentiram o peso e a consistência do coração, posicionamento correto no seu plano axial pela diferenciação e identificação do seu lado direito e esquerdo (percebendo a diferença entre a musculatura dos ventrículos direito e esquerdo), além de reconhecerem seu ápice e sua base, identificando os grandes vasos da base do coração e a diferença entre veia e artéria. Os estudantes também visualizaram as duas aurículas do coração.

“Proporcionamos aos alunos diversas experiências, focando os sentidos, como tato, olfato e imagem tridimensional que normalmente não são utilizados nas aulas teóricas, para, principalmente, embasar o conteúdo já trabalhado”, explicou Roberto Takayama.