Com atenção às exigências de respeito e preservação ambiental que são as grandes responsabilidades das administrações públicas neste início de século, a Prefeitura de Pacaembu e a Diretoria Municipal de Meio Ambiente acertam os últimos detalhes para a implantação do Projeto de Coleta Seletiva na Cidade Paraíso.

Conforme explicou o interlocutor do Programa Município Verde Azul e diretor de meio ambiente, Cícero Borges, estão sendo desenvolvidas ações de conscientização e sensibilização da comunidade em geral. Também é realizado um trabalho de educação ambiental junto aos alunos das escolas do município. E preparadas visitas domiciliares com os agentes comunitários visando a orientação e entrega de panfletos informativos sobre a maneira correta de separar os resíduos para a Coleta Seletiva.

“De acordo com os resultados extremamente positivos dos trabalhos que estão sendo realizados, pretendemos implantar a Coleta Seletiva a partir do mês de novembro deste ano”, previu.

A Coleta Seletiva é uma ação dentro da diretiva Resíduos Sólidos do Programa Município Verde Azul, cujo objetivo é diminuir o volume de lixo ou resíduos que são depositados nos aterros sanitários e trazem prejuízos ao Meio Ambiente.

Pacaembu já possui uma estrutura para a implantação o Programa. Por meio da Prefeitura e Departamento de Meio Ambiente, os dois principais ‘equipamentos’ exigidos para o início da Coleta Seletiva já se encontram disponíveis: o caminhão específico para coletar resíduos sólidos; e o barracão – inicialmente em caráter precário – para abrigar o material captado nas residências. No entanto é importante destacar que o Município já foi agraciado com a destinação de recurso para a construção da Central de Triagem, cuja liberação é aguardada para breve.

“O Projeto Coleta Seletiva de Pacaembu é uma ação local, mas de expressão global, que prioriza a redução do uso dos recursos naturais e diminuição da contaminação do solo e do Meio Ambiente”, conclui Cícero.