Com o fim das férias se aproximando, estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Dracena e região já estão à procura de uniformes escolares. E para que tudo esteja pronto na volta às aulas, as lojas de confecções se prepararam com antecedência. “Compramos toda a matéria prima em dezembro, e, neste mês, começamos a produção com antecedência para não faltar para pronta entrega”, explica Sônia Casarin Pereira, gerente da Visset Confecções.
Sônia destaca que na maioria das vezes as mães acompanham seus filhos na hora da compra do uniforme para verificar o tamanho correto da blusa. Na maioria das vezes, as camisetas são brancas com detalhes coloridos. “O tecido ideal é a malha pv (poliviscose) fio 30, mais conhecida como malha fria e tem gramatura que não deixa a roupa transparente”, diz.
Para Sônia, o número de pessoas circulando pela loja também sofre variação. “Já terminamos toda a produção, agora estamos apenas vendendo os uniformes para aqueles que preferiram não deixar para a última hora. Em virtude disso, o fluxo de pessoas aumentou 10% e acreditamos que a partir desta semana, o movimento ficará mais intenso devido à volta às aulas”, explica.
Esse período também favorece a contratação de empregos temporários. Nanci Gazolla, proprietária da Bruly Confecções comenta que aumentou o quadro de funcionários em 30% para a área de costura e estamparia, uma vez que a procura pelas peças é maior neste final de mês.
As duas lojas de confecções da cidade contam que os uniformes das escolas estaduais são as que mais geram movimento devido o alto número de alunos. Devido à mudança na administração municipal, este ano, os uniformes da rede de ensino municipal deverão ficar prontos no final de março ou abril. “A Prefeitura ainda não repassou o novo logo que estampará as camisetas, em virtude disso, não haverá a possibilidade de entregar esses uniformes antes do início do período letivo”, acrescenta Nanci.
Mesmo assim, os pais podem adquirir para este ano, os uniformes municipais com o logo antigo. E para aproveitar o estoque e não perder esse material, as lojas de confecções oferecem descontos.
As lojas de confecções registram um acúmulo de serviço, uma vez que além de produzir os uniformes escolares de Dracena, elas também atende os municípios de Paulicéia e Junqueirópolis e produzem os uniformes esportivos dos times que participam dos campeonatos de futsal, este mês.
Outro mercado em evidência é o de uniforme profissional. As empresas, consultórios e comércio em geral têm optado por roupas padronizadas. As lojas da cidade trabalham com a linha de uniforme profissional durante o ano todo. Dependendo do modelo, as camisetas de uniforme escolar podem variar de R$ 14 a R$ 20.
As aulas da rede municipal retornarão no dia 4 de fevereiro, enquanto que as do Estado no dia 1º de fevereiro.














