A Delegacia Seccional de Polícia de Dracena divulga o balanço do número de armas de fogo entregues no mês de março de 2013, neste período foram recolhidos dois revólveres: um revólver marca Rossi calibre 38 e um revólver Rossi, calibre 22.

Iniciada no mês maio de 2011, a campanha atingiu neste mês, o número 127 armas de fogo recolhidas em Dracena; já, em todo Brasil o número de armas ultrapassou 60 mil. O estado São Paulo é o que possui maior volume de armas entregues.

Entenda a diferença entre certificado de registro e porte de arma: o certificado de registro e o porte de armas são concedidos pela Polícia Federal. O certificado de registro de arma de fogo é o documento que atesta que arma de fogo é de origem legal e, permite ao cidadão mantê-la sob a sua guarda, ou seja, o cidadão pode guardar em casa ou no trabalho, desde que ele seja o responsável legal pelo local de trabalho.

Já, porte da arma de fogo, é uma exceção, é a autorização do cidadão a portar, transportar e trazer consigo a arma de fogo,de forma discreta, fora das dependências de sua residência ou local de trabalho, sendo permitido somente quando o cidadão comprove sua real necessidade. O porte de armas é permitido aos integrantes das Forças Armadas e aos policiais.

A Delegacia Seccional de Dracena recomenda que antes de ir ao posto credenciado para entrega da arma de fogo, o cidadão deva retirar a Guia de Trânsito, na página WWW.entreguesuaarma.gov.br, na opção como entregar, e durante a entrega é respeitada a prerrogativa de total anonimato. (Com informações da Polícia Civil de Dracena).