A neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície úmida ou líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense. Ocorre quando há muita umidade no ar ou geada forte, principalmente à noite ou durante a madrugada, geralmente em vales, serras e áreas baixas e úmidas.
A ocorrência de pontos de neblina nas rodovias se acentua no outono e inverno, período em que os motoristas devem redobrar os cuidados para evitar acidentes.
Para uma viagem segura nessas circunstâncias o motorista deve adotar alguns procedimentos específicos: mantenha a calma; reduza a velocidade; mantenha sempre distância de segurança do veículo que segue à frente; evite ultrapassar outros veículos;
use os faróis baixos do veículo e, se houver, as luzes de neblina; não use o pisca alerta com seu veículo em movimento; acione o sistema de ventilação interna ou abra as janelas para evitar o embaçamento interno dos vidros; acione o limpador de para-brisas, o desembaçador e o lavador de vidros (evite passar a mão ou pano); não pare na pista. Preferencialmente, não pare nem no acostamento; caso a neblina seja muito espessa, procure um local seguro para parar, por exemplo: postos de serviço, bases de apoio da Polícia etc.; se a parada for inevitável, sinalize a manobra com antecedência, pare o veículo preferencialmente além do acostamento, ligue o pisca-alerta, sinalize pelo menos 100 metros antes e retire todos os ocupantes do veículo, mesmo que esteja frio ou chovendo, permanecendo em local seguro; ligue para a Polícia Rodoviária e informe a situação e a exata localização para que seja providenciado o necessário apoio no menor tempo possível.