A Prefeitura de Lucélia contratou, por meio de licitação, empresa especializada para coleta, descontaminação (tratamento) e disposição ambientalmente adequada dos resíduos de Serviços de Saúde (RSS), do grupo “A2”.
Neste grupo podem ser classificadas as carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microorganismos, bem como suas forrações, e os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevância epidemiológica e com risco de disseminação, que foram submetidos ou não a estudo anatomopatológico ou confirmação diagnóstica.
De acordo com responsáveis pelos Departamentos de Meio Ambiente e Controle de Vetores, Lucélia é um dos poucos municípios da Nova Alta Paulista que disponibiliza este tipo de serviço, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos n.º 12.305/10 e a Política Estadual de Resíduos Sólidos n.º 13.798 de 09 de novembro de 2009.
A empresa, vencedora do certame, foi a Sterlix Ambiental Tratamento de Resíduos, com sede em Mogi Mirim. A estimativa é de que sejam recolhidos cerca de 500 kg de resíduos (animais) por mês.
Na manhã de quinta-feira, 22, representantes da empresa estiveram em Lucélia recolhendo a demanda de animais, vítimas de leishmaniose, já congelados e que foram levados para incineração por meio de autoclave.
A diretora de Meio Ambiente, Daiana Romanini, acompanhou a primeira visita da empresa, que deverá ser semanal, e destaca que “o setor vem trabalhando em parceria com o Controle de Vetores e Almoxarifado Municipal para adequação total do município às leis ambientais, inclusive com destinação correta de resíduos, acreditamos que em breve nosso município estará em conformidade à todas as Leis Ambientais”.