Mesa-redonda Reunidos no salão de festas de José Dirceu para acompanhar a sessão do STF de quinta-feira (5), amigos do ex-ministro da Casa Civil fizeram críticas a Celso de Mello, considerado “mais duro que Joaquim Barbosa”. Também comentaram que Rosa Weber vota “com a faca no pescoço”, no momento em que ela disse que teria de ser “coerente” e não seguiu a divergência aberta por Ricardo Lewandowski. Ao final, Dirceu evitou demonstrar otimismo com o novo prazo dado pela corte, segundo amigos.

3D No momento em que Celso de Mello comentou os gráficos de Lewandowski com a diminuição de penas dos réus, amigos e familiares de Dirceu aplaudiram. E o ex-ministro comentou: “Poxa, não é tão difícil acompanhar”.

Tamo junto 1 Um grupo de intelectuais e divulgará nesta sexta-feira (6) um manifesto, batizado de “abraço assinado”, reiterando apoio a José Genoino.

Tamo junto 2 A lista inclui a filósofa Marilena Chauí, o crítico literário Antonio Candido e a professora de teoria literária da USP Ana Paula Pacheco, irmã do advogado do petista, Luiz Pacheco.

Moscou… Quando saía de carro para o encontro dos chefes de Estado dos Brics, na quinta, Dilma Rousseff passou por um grupo de quase 50 pessoas no qual estava, incógnito, Barack Obama.

… contra 007 Os dois, pivôs de crise diplomática graças ao monitoramento da
brasileira pela agência norte-americana NSA, não se viram.

Currículo O chefe de gabinete de David Uip, novo secretário de Saúde paulista, será o médico Nilson Paschoa, que ajudou a implantar o modelo de parcerias com Organizações Sociais no Estado.

Mais médicos Na posse de Uip, Geraldo Alckmin (PSDB) reclamou da falta de recursos da União para as Santas Casas, mas fez questão de defender parcerias de sua gestão com o governo federal.

Piloto Nelson Biondi, que fez a campanha de José Serra em 2002, fechou contrato com o PSDB paulista para produzir os spots de TV que vão ao ar em outubro. Será um teste para definir o marqueteiro da campanha de Alckmin à reeleição em 2014.

Vacina A propaganda tucana vai apresentar a gestão Alckmin como “eficiente, responsável e honesta”. Ainda não foi decidido se as peças tratarão diretamente das ações tomadas após as acusações de cartel de empresas em contratos de metrô e trem.

Script Roberto Freire ofereceu a Serra espaço nas peças de propaganda de TV do PPS que vão ao ar a partir do dia 14, em uma tentativa de acelerar a migração do ex-governador para seu partido.

Fora do ar Serra hesitou, e Freire tomou a reação como um sinal de que ele está propenso a ficar no PSDB.

Par Em almoço com deputados petistas, Lula sustentou que o partido deve buscar no interior alguém com perfil ”não-petista” para vice de Alexandre Padilha na chapa ao governo paulista. O ex-presidente citou como exemplo José Alencar, seu vice de 2003 a 2010.

Bola Eduardo Campos recebeu Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, e fez um convite formal para que ele se filie ao PSB, de olho na disputa eleitoral mineira. Já Aécio Neves acertou na quarta-feira a filiação do ex-jogador de vôlei Giovane Gávio ao PSDB de Minas.

Revoada Em reunião com Michel Temer na quinta, Gilberto Kassab (PSD) calculou que deve perder 4 ou 5 deputados para o Solidariedade, partido de Paulinho da Força (PDT-SP), prestes a ser criado pela Justiça Eleitoral.

*

TIROTEIO

É uma pena que a legislação brasileira puna o PDT com perda de tempo de TV em prol de uma sigla construída por arranjos locais.

DE CARLOS LUPI, presidente do PDT, sobre a migração de deputados do partido para o Solidariedade, o que vai reduzir sua parcela de propaganda eleitoral.

*

CONTRAPONTO

Suprema ironia

Encerrada a discussão dos embargos de declaração do mensalão, na quinta, Joaquim Barbosa colocou em debate os embargos infringentes de Delúbio Soares. Ricardo Lewandowski dizia alguma coisa quando o defensor de Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério, se dirigiu à tribuna. O presidente da corte interrompeu o colega:

-Vamos ouvir o advogado, que quer falar.

-Claro, o advogado tem preferência! -disse o revisor.

Barbosa, que teve vários embates com Lewandowski e chegou a acusá-lo de fazer “chicana”, olhou para Celso de Mello e Gilmar Mendes e soltou uma risadinha.

Com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN