A popularização dos smartphones trouxe novas preocupações para o usuário de telefonia móvel. Além da baixa duração de bateria dos aparelhos inteligentes (dificilmente, com uso intenso, duram mais de um dia), há o problema do consumo do plano de dados — aliás, ter um smartphone e não ter um pacote significa aproveitar menos os recursos do dispositivo.

Para ajudar o internauta a ter noção do quanto é gasto no smartphone, selecionamos algumas atividades populares realizadas nos celulares inteligentes — até para que o consumidor tenha critério na hora de contratar um plano de dados — e medimos o quanto elas consomem do plano de dados.

TABELA DE CONSUMO DE DADOS*

Arte UOL

Considerando que a maioria dos planos pré-pagos tem franquia diária de 10 MBytes, é possível dizer que o usuário pode mandar dezenas de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, ler e-mails e navegar em redes sociais (preferencialmente, sem acessar vídeos ou postar imagens pesadas), sem estourar o plano de dados. O critério foi pensado levando em conta apenas o uso da internet móvel via conexão 3G.  Se o usuário se conecta em redes Wi-Fi que não estipulam limite de uso de dados, não é necessário se preocupar com gastos de consumo.

Já para usuários pós-pagos é comum que as operadoras ofereçam uma franquia mínima na casa dos 500 MBytes por mês. Além de poder usar redes sociais e ler e-mails sem grandes preocupações, o dono do smartphone pode “abusar” e utilizar aplicações mais parrudas como ver vídeos no YouTube ocasionalmente, fazer ligações VoIP e até escutar músicas diretamente da internet.