Reges
Ao completar 10 anos de atividades, a Faculdade de Junqueirópolis promove o seu 1º Congresso de Educação, com o tema “Novas Perspectivas da Educação”. A programação destinada a alunos de Pedagogia e Letras, convidados e visitantes se iniciou na segunda-feira (21) e vai até a manhã de sábado (26). A instituição é ligada à Rede Gonzaga de Ensino Superior e tem em sua direção Cleide Alves de Arruda.
No primeiro dia do evento acadêmico, a professora Gláucia Costa apresentou a programação e introduziu a palestrante Eli Aparecida Camargo, de Dracena, que atua há mais de 25 anos na educação. Eli abordou o tema “Alunos não leitores: como ler sem saber ler”.
Na terça-feira (22), as palestras ocorreram com Christiane Patuto Kovaleski, que falou sobre “Transtornos do Espectro Autista”, e Maria de Fátima Ruiz Ribeiro, que tratou do assunto “Sexualidade e adolescência: entraves e possibilidades de abordagem no âmbito pedagógico”.
Hoje (23), haverá a presença de Vanessa Castilho e Sandra Mazali, para debater “Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: algo possível”, além de Ricardo de Oliveira Dias, que trará a discussão “Epistemologia Genética e ensino da Filosofia no Ensino Médio”.
Amanhã (24), o congresso trará a palestra de Beatriz Passos, que irá falar sobre os “Novos tempos e novos espaços: contribuições sobre o papel da escola e da família no processo de educar” e também Aline Fernandes Benetti, que irá abordar “A criança de zero a três anos: atividades e organização do espaço dos Centros de Educação Infantil – creches”.
As últimas palestras serão sexta-feira (25), sobre “Educação Ambiental”, com Angélica Góis Morales, e “Inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down: família e escola”. No sábado (26), o encerramento ocorre a partir das 8h, com uma “Manhã Cultural” para crianças da rede municipal de Junqueirópolis.