O tupiense Rafael José Nadim de Lazari, 26 anos, acaba de lançar mais um livro. A novidade é que o jovem advogado ultrapassou as fronteiras do país e foi convidado para escrever na Alemanha. Apesar de ser autor de mais cinco títulos, esse é o primeiro livro internacional.
Rafael conta que, em meados deste ano, publicou um artigo sobre o constitucionalismo em um site de uma revista na Colômbia, quando um editor se interessou por esse artigo e o convidou a escrever um livro sobre o tema para uma editora na Alemanha, mas que repercute em 25 países, como Estados Unidos, Egito, Colômbia, Canadá, França, Itália, África do Sul, China, Brasil, entre outros.

“Foi tudo muito rápido, nem acreditei quando recebi o convite. Foram quatro semanas intensas que dediquei exclusivamente para escrevê-lo. Toda a conversa com meu editor e mudanças a serem feitas no texto foram através de e-mail”, diz o escritor, que teve a escolha de escrever a obra em alemão, francês, italiano, inglês ou espanhol, optando por essa última opção.
Com isso tudo, nesta segunda quinzena de outubro, ‘nasceu’ uma das obras que promete trazer sucesso na carreira do jovem advogado. Intitulado como “El futuro del constitucionalismo – Estudio propedéutico de una nueva vertiente constitucionalista”, Rafael já colhe os resultados obtidos através deste livro.

Na semana passada, foi chamado para dar palestra, sobre o tema central desta sua publicação na XI Semana Jurídica da FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos). No início do próximo mês, fará palestras em São Paulo, Campinas e Indaiatuba, além de diversos outros convites para explanar sobre o assunto em outros municípios.

Em julho de 2014, ele deve viajar para a Alemanha, no município de Saarbrücken, para participar do lançamento oficial e conhecer pessoalmente seu editor e todas as outras pessoas relacionadas à publicação. “Pela editora, eu teria que ir agora, mas como eu estou em estudos não há viabilidade de ir neste momento. Com isso, o lançamento teve que ser prorrogado para o ano que vem mesmo, mas as vendas já estão ocorrendo normalmente nas livrarias do mundo inteiro”, pontua.

Desde quando lançou a primeira edição em outubro do ano passado, Rafael não parou mais de escrever e garante que há intenções de publicar outros livros fora do Brasil. “É uma das minhas maiores paixões na vida. Pesquisar, escrever e lecionar, para mim, não é trabalho, é prazer. É um momento em que me sinto mais próximo de Deus”, garante o autor que já está escrevendo mais dois livros nacionais para lançamento em 2014.

Apesar da pouca idade, Rafael, que é formado em Direito pela Toledo de Presidente Prudente, cursou mestrado no Univem – Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha, em Marília, e no ano passado começou o doutorado em Direito Constitucional na PUC-SP, sendo aprovado na primeira tentativa, ao concorrer a uma única vaga com aproximadamente 90 candidatos. A previsão é terminar o doutorado em 2015 e, em seguida, iniciar o pós-doutorado.

Apesar de atualmente residir em São Paulo, devido aos compromissos acadêmicos e profissionais, o jovem frequentemente visita a cidade natal para rever os pais e amigos.