A 1ª Cooperação, ação da prefeitura de Brasilândia (MS) realizada no último domingo, 24, levou saúde, assistência social, esporte e lazer para centenas de famílias que passaram pela praça do bairro João Paulo da Silva, onde uma grande estrutura foi montada para os atendimentos gratuitos e as apresentações de dança e premiações.
“Foi um evento maravilhoso, o primeiro de uma série de outros eventos que vão reunir todas as secretarias para chegar aos bairros. Obrigado a todos os voluntários que, junto com a gente, aceitaram o desafio e estão juntos nessa ideia. Agradeço também os secretários municipais e os profissionais da Saúde, da Assistência Social e da Educação”, disse o prefeito Jorge Diogo.
Após as apresentações musicais e de danças, foi apresentado o resultado de um concurso de redação proposto pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad) na escola municipal Paulo Simões Braga. A premiação foi oferecida pelos vereadores Alexandre Rodrigues Carlos, Evandro Inácio, Jorge Madeira e Sérgio Abreu.
Foram vários os elogios por parte da população que prestigiou e foi atendida pelos diversos serviços oferecidos gratuitamente. As crianças aproveitaram para curtir os brinquedos infláveis, enquanto os pais eram atendidos. A 1ª Cooperação também distribuiu pipoca, refrigerante e cachorro-quente.
“É bom para se divertir e ter mais alegria”, disse Carolaine, 11 anos, sobre sua participação na 1ª Cooperação.
Já Cauã, 9 anos, destacou sua participação nas apresentações do evento.“É divertido porque tem brinquedos e tem um monte de coisa de graça. É legal porque tem apresentação da minha escola e eu também vou me apresentar depois”.
COOPERAÇÃO – Na área da saúde, foram realizados exames clínicos de prevenção de câncer de mamas, exames de glicemia, orientações sobre saúde bucal com entrega de escovas dentais, orientações nutricionais do “Projeto Coração de Fibra”,orientações sobre planejamento familiar e tabagismo, atendimento de fisioterapeuta, aferição de pressão arterial, orientações sobre leishmaniose, orientações sobre tuberculose, orientações sobre dengue e doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
No esporte e lazer, foi realizado torneio de futsal, pula-pula e presença do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), realizando esclarecimentos aos jovens.
Já a assistência social ofereceu serviços para solicitação de segunda via de Certidão de Nascimento, emissões de RG, pedido de Passe Livre para idosos, encaminhamento de fotos para documentos, orientações do Procon e cortes de cabelo.