Eu aprendi a sigla Proerd: Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que me incentivou a seguir sempre o caminho certo.
Me sinto mais inteligente, pois agora sei como é importante dizer não às drogas, cigarros, bebidas alcoólicas e inalantes. Elas fazem muito mal para o corpo humano, causam doenças como o câncer nas vias respiratórias, afetando o cérebro, levando ao coma e à morte.
Devemos tomar cuidado com as amizades, pois temos amigos e colegas. Também aprendi o modelo de Tomada de Decisão Proerd, que vai me ajudar a tomar decisões sábias e o que é o Cebrid – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas.
Muitas de minhas lições de casa foram acompanhadas por meus pais. Eles acharam muito legal a conversa em família, porque eles sabem o que eu estou aprendendo na sala de aula e podem ajudar.
Tive o privilégio de estar aprendendo com a policial Luzinete, pessoa pela qual tenho muito carinho e respeito, que nos ensinou e nos orientou sempre dizer não as drogas.
Tenho certeza que o PROERD vai me ajudar durante toda a vida. Ele me ensinou a valorizá-la, para que cada um de nós contribua para construção de um mundo bem melhor!
*aluna do 5° ano 10, da Emefi João Vendramini