Parentes e amigos velaram no domingo, 24, o corpo do professor e supervisor de ensino Jair Pinheiro Cotrim, 52 anos, no plenário da Câmara Municipal desde as primeiras horas da madrugada de domingo até a tarde. O sepultamento aconteceu no cemitério local.
Vítima de infarto no começo da noite de sábado (23), na casa de parentes, em Paulicéia, deixou duas filhas do casamento com Ana Maria Dourado, uma de 15 anos e outra de 18 anos.
De acordo com a filha mais velha do casal, familiares o socorreram para o Pronto Atendimento, mas teria chegado sem pulsação. Ela confirmou que o pai usava medicamento para controle da pressão alta, ficando internado na Santa Casa de Dracena dois da semana passada.
Formado professor na disciplina de Biologia, Jair lecionou e tornou-se diretor na E.E. Dom Lúcio Antunes (Panorama), atuou também como diretor na E.E. Orlando Guirado Braga (Paulicéia), diretor na E.E. Oscar Pedroso Horta (Santa Mercedes), e atualmente lecionava para alunos do ensino médio da escola particular Anglo Cid, e do ensino superior na Unifadra. Acumulava também a função de supervisor na Delegacia de Ensino de Adamantina.
Dentro da família exercia papel primordial de incentivador das filhas e sobrinhos para estudar. A filha mais velha cursa Medicina na PUC de Londrina (PR).
Em Panorama, Jair arriscou-se na política como vereador chegando a presidente da Câmara Municipal (1995 e 1996) durante o mandato do então prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha. Época em que criou o ‘Projeto Nova Geração’ conhecido pela maioria da população até hoje de ‘vermelhinhos’. Os adolescentes usavam uniformes vermelhos e recebiam pela metade do período do dia trabalhado.
Lançou-se a candidato a prefeito sendo derrotado pelo adversário Nilton Fernandes Leite Lima (Abobrinha).
No Esporte, participou de várias formações de times na cidade tornando motivador da inclusão dos jovens na prática esportiva. O atacante Renatinho ex-jogador do Santos, hoje no Botafogo foi um desses jovens motivado pelo professor Jair.