Entre os dias 3 e 6 de dezembro, 21 bolsistas do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) participarão do III Seminário Nacional do Pibid e IV ENALIC (Encontro Nacional das Licenciaturas) na UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), em Uberaba (MG), com apresentação de sete trabalhos.
Estarão presentes bolsistas dos cursos de licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia e Psicologia da FAI, o coordenador institucional, professor doutor Orlando Antunes Batista, e o coordenador de gestão, professor doutor Delcio Cardim.
“Teremos uma sala no evento para expor os projetos e atividades desenvolvidos no Pibid/Capes/FAI. É muito importante para a instituição participar de um evento nacional, pois mostra a seriedade do trabalho desenvolvido por todos os subprojetos, além de termos a oportunidade de mostrar as atividades realizadas por nossos bolsistas”, afirma Delcio Cardim.
No espaço destinado ao Pibid da FAI será montado o estande onde serão divulgados todos os subprojetos e seus produtos. Esta sala consta na programação geral do evento, sendo o Pibid da FAI o único projeto contemplado com um ambiente especial.
Os bolsistas irão apresentar os trabalhos em forma oral e pôster e no estande do Pibid serão expostos jogos educativos, bem como exemplares dos anais do I Encontro do Pibid, realizado na FAI, de 15 a 17 de agosto, e boletins científicos desenvolvidos pelos subprojetos.
Na ocasião, Orlando Antunes Batista ministrará uma oficina sobre “Teoria da leitura: Emília no país da Cosmologia”, destinada ao professor alfabetizador.
Os eventos se firmam como uma oportunidade de debate e de reflexão das políticas de formação e das novas experiências do projeto Pibid desenvolvidas nas universidades em sua articulação com as escolas públicas.
“A expectativa é que os alunos bolsistas tenham uma interação com Pibid de outras universidades, adquirindo novas ideias para, num futuro, serem implementadas nos subprojetos”, finaliza o coordenador institucional.