Uma pessoa que compartilha comentários ou notícias ofensivas no Facebook pode ter que pagar indenização à pessoa que se sente atingida. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de SP.

PARA TODOS
O desembargador José Roberto Neves Amorim, relator do processo, diz que a decisão é inédita. E afirma que ela será recomendada como jurisprudência, para que seja aplicada em casos semelhantes que cheguem ao tribunal.

FALA SÉRIO
A disputa envolveu um veterinário acusado de negligência no tratamento de uma cadela que seria castrada. A informação, não comprovada, foi compartilhada e “curtida” na rede por duas mulheres que foram condenadas a pagar R$ 20 mil. “Há responsabilidade dos que compartilham mensagens e dos que nelas opinam de forma ofensiva”, diz Amorim. Para ele, o Facebook deve “ser encarado com mais seriedade e não com o caráter informal que entendem as rés”.

TÁ TUDO CERTO
O governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) minimiza o fato de aparecer atrás de Marina Silva e até mesmo de ter caído na pesquisa Datafolha divulgada no domingo.

*

“Ninguém está olhando para política agora”, diz. “O brasileiro está pensando nas férias, nas contas, no IPTU.”

HEGEMONIA
Rui Falcão, presidente do PT, deve se reunir hoje com o secretário-geral da legenda, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que concorreu com ele pelo comando do partido. Em pauta, a decisão do grupo de Falcão de ocupar os principais cargos da executiva, deixando de fora a corrente Mensagem ao Partido.

PAPA POP
O total de turistas estrangeiros que desembarcam no Brasil já chegou a 6 milhões neste ano. O recorde, segundo a Embratur, deve-se principalmente à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho.

*

No ano passado, o país recebeu 5,6 milhões de visitantes de outros países.

ESSA CARA É MINHA
Roberto Carlos diz se lembrar “de tudo” da época em que foi a primeira celebridade a estampar a capa da “Contigo!”, em 1966.

 Dario Zalis/Divulgação 
O cantor Roberto Carlos em ensaio de capa da revista Contigo, edição comemorativa de 50 anos
O cantor Roberto Carlos em ensaio de capa da revista Contigo, edição comemorativa de 50 anos

“Eu tinha o quê? Uns 25 anos? Olhe só como eu estava bonito”, disse, ao folhear a edição. “Agora nem botox resolve!” A revista, naquele tempo, colocava só imagens de fotonovelas na capa. E o cantor emplacou 13 delas em cinco anos. Agora, estampa a edição de aniversário de 50 anos da publicação, que circula hoje.

SEM CHORO
O técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, prevê de dois a três grupos da morte ao final do sorteio dos jogos da Copa de 2014, no próximo dia 6. “Vai ter muita gente chorando”, disse ele. Quanto aos adversários do Brasil, o treinador afirma não ter preferências. “O negócio é ser campeão e pronto.” Ao receber o troféu de personalidade do ano no esporte, conferido pela revista “IstoÉ”, anteontem, Felipão prometeu erguer a taça do “hexa”.

LOUCA POR VOCÊ
Claudia Raia e o namorado, Jarbas Homem de Mello, estrearam anteontem o musical “Crazy for You”, no Complexo Ohtake Cultural. Os atores Frederico Reuter, Cristina Mutarelli e Luana Zenun assistiram ao espetáculo, dirigido por José Possi Neto. 

DE LUTO
Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht, empresa responsável pela construção do Itaquerão, disse à coluna que o acidente que resultou na morte de dois operários na semana passada foi uma fatalidade. “Até então, a obra era impecável em termos de segurança”, afirma.

DE LUTO 2
Questionado sobre os desdobramentos do episódio, Odebrecht diz que “o momento agora é de cuidar das famílias enlutadas”.

FIRME E FORTE
Fábio Porchat promete continuar firme na malhação para perpetuar a versão “slim” (esbelto) de campeão do quadro “Medida Certa” do “Fantástico”. Para manter os 82 kg -estava com 98 kg quando começou o programa-, ele vai contar com uma “personal trainer” indicada pelo preparador físico Marcio Atalla. “Modifiquei totalmente meus hábitos e passei a achar tempo para me exercitar. Isso não vai mudar.”

CARTAS ABERTAS
A produtora teatral Lulu Librandi recebeu convidados no lançamento do livro “Quando o Carteiro Chegou… Mensagem a Isaurinha Garcia”, anteontem, no MIS. Os dramaturgos Zé Celso Martinez Corrêa e Leilah Assumpção e as cantoras Adyel Silva e Alaíde Costa foram ao evento. 

CURTO-CIRCUITO

A final do FaapModa, concurso de novos designers, é hoje, às 20h, no teatro Faap. A atriz Mariana Ximenes será a apresentadora.

A feira Art Basel Miami, com a participação de artistas brasileiros, começa hoje.

Willy Haas Filho, diretor de comercialização da Globo, será premiado hoje pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade, em Porto Alegre.

Cartier e Montecristo Joalheria lançam hoje o relógio Tank MC, às 19h, no shopping JK Iguatemi.