A ação “Desperdício de alimentos: Não alimente esse problema!”, dirigida pela nutricionista responsável pela alimentação escolar de São João do Pau D’ Alho, Julieti Loyola Barbosa Freitas, implantada como caráter experimental na EMEFEI (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil), vem obtendo resultados favoráveis.

“Os dados sobre o desperdício de alimentos são assustadores; estudos mostram que cerca de 1/3 dos alimentos que produzimos tem o lixo como destino, ou seja, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são jogados no lixo todos os anos no mundo. Desperdiçar alimentos promove a perda de recursos naturas envolvidos na produção desses alimentos, a exemplo da água. Revertendo esse problema, poderíamos também contribuir no combate à fome, além de alimentar milhões de pessoas”, explica a nutricionista.

De acordo com Julieti, o objetivo do projeto foi conscientizar os alunos a reduzirem o desperdício de alimentos na escola. Os alunos foram orientados pela própria nutricionista, através de palestras sobre o consumo consciente da alimentação, e a importância de não desperdiçar alimentos.

“Através de um mural, durante algumas semanas, os alunos acompanharam a quantidade de alimentos que iriam para o lixo diariamente e assim verificaram a redução do desperdício”, pontua Julieti.

O projeto também incluiu a criação do cartão “Carinha Feliz” para quem entregasse o prato vazio, ou seja, não desperdiçasse comida. Segundo a nutricionista, além de reduzir o desperdício, a atividade motivou os alunos a consumirem a alimentação escolar.

“O desperdício diário nas escolas chegava a cerca de 4 a 5 quilos de comida por período. Com a implantação do projeto, chegou a menos de 100 gramas no período da tarde. A sala que se destacou na redução do desperdício e recebeu a maior quantidade de Carinha Feliz foi a pré-escola, da professora Juliana. Em forma de prêmio, estarão na manhã de hoje assistindo a uma sessão de cinema na escola com pipoca e refrigerante”, ressaltou a idealizadora do projeto.

A nutricionista contou com o apoio da Diretoria Municipal de Educação, professores, direção das escolas, serventes e merendeiras, que também incentivaram o consumo consciente da alimentação.

A ação educativa se estendeu para a Escola Estadual Professor Salvador Ramos de Moura, que atende alunos do 5° ano ao 3° ano do ensino médio. Os alunos tiveram palestras ministradas pela própria nutricionista sobre o tema.

Escolares de todos os anos ainda ganharam uma sobremesa especial, por conta da participação e empenho de todos os alunos.

O projeto que se iniciou em novembro deste ano terá continuidade em 2014 com novas atividades, como oficinas culinárias e aproveitamento integral dos alimentos, visando estimular a conscientização dos alunos.