Na década de 40, a zona da mata foi invadida por desbravadores que tinham com objetivo primacial, fundar povoados, vilarejos, formar propriedades agrícolas, dando à região um novo visual. Em 1945, Írio Spinardi, Virgilio Fioravante e João Vendramini, adquiriram do senhor Manoel Miguel do Nascimento uma área de matas virgens, situada na zona da mata, em lugar privilegiado, passagem obrigatória de estrada de ferro. Estes homens iniciaram com grande entusiasmo, trabalho de construção de uma cidade.
Este trecho que acabei de ler é parte do discurso pronunciado em sessão solene de emancipação política no dia 4 de abril de 1991. Pelo então vereador José Roberto Zarzur, hoje nosso ilustríssimo secretário de educação.
Em 8 de dezembro de 1945, Írio Spinardi juntamente com João Vendramini, Virgilio e Florêncio Fioravante concluíram a construção do primeiro rancho de pau a pique, coberto de folhas de coqueiro para servir de moradia a primeira família neste lugar, onde então propagava promessa de prosperidade. Havia aqui grande quantidade de madeira de ótima qualidade, inclusive a famosa aroeira, e terra fértil deslumbrando os novos investidores. Iniciava-se naquele momento a partilha de lotes rurais em várias escalas de medida. Então espalharam se os rumores de terra fértil para a agricultura com condições favoráveis de compra, quando então se deu a invasão de novos proprietários pensando no crescimento econômico familiar. Logo em pouco tempo já tínhamos um lugar aberto para diversos cultivos e para a pecuária, mas a região se dedicou principalmente a lavoura do café que posteriormente veio a alavancar a economia da cidade e região.
Com a prosperidade hora alcançada e com um sonho em mente de fundação do município, Írio Spinardi e seus amigos fizeram um pedido ao então deputado estadual Dr. Ulisses Guimarães que através da indicação do projeto de lei n° 233, em 24 de dezembro de 1948, para a criação do município de Dracena que foi confirmada a instalação em 04 de abril de 1949, com a posse do primeiro prefeito eleito o sr. Írio Spinardi e a formação da primeira câmara formada por 13 vereadores com a escolha do primeiro presidente, o sr. Messias Ferreira da Palma.
O nome de Dracena foi escolhido por um concurso popular organizado pela empresa que procedeu ao loteamento da área urbana. O nome se deu em virtude de que esta planta de nome Dracena, com predominância de folhas verdes e amareladas, era abundante no município e ainda hoje são cultivadas em muitas residências. Este símbolo esta em evidência nos jardins da atual sede da prefeitura municipal na Av. José Bonifácio.
Hoje nos deparamos com uma cidade com magnitude no cenário regional e estadual, com população acima de 45.000 habitantes, com frota automobilística acima de 15.000 veículos. Somos a segunda maior cidade da alta paulista, com o segundo maior colégio eleitoral e apesar de constatarmos grandes avanços, ainda há muito que fazer em todas as áreas.
Todos nós, prefeito, vereadores, funcionários, colaboradores, prestadores de serviços comunitários, moradores, trabalhadores, dona de casa, educadores, enfim todos envolvidos e cientes das nossas obrigações vamos enfrente na luta pela melhoria de nossos serviços e pelo bem estar de nossos irmãos. É um grande desafio.
É momento de festa, é hora de celebrar e comemorar as nossas conquistas. Mas também atentos as nossas responsabilidades. Dracena completa 68 anos e os que moram aqui têm orgulho dessa terra e sempre terão.
A chama dos administradores do passado envolvidos com o crescimento de Dracena não se apagou e nunca irá se apagar, pois este povo trabalhador sempre está atento para o crescimento e dignas condições de vida aos moradores.
O orçamento para o ano de 2014 será de aproximadamente 114 milhões de reais, um recorde e com certeza teremos muitos investimentos, mas também grandes desafios, buscando estratégias para melhorar a nossa indústria, agricultura, comércio, saúde, educação, transporte, lazer, esporte, cultura, moradia, saneamento básico, segurança e tudo que possa dar dignidade ao dracenense. Temos orgulho de nela nascer, crescer, e participar de seus anseios.
O refrão do nosso hino a Dracena mostra o poder de luta e união dos dracenenses: “Na cidade milagre Dracena, um por todos e todos por um”. 8 de dezembro, 68 anos: parabéns, Dracena. Que deus ilumine a todas as famílias dracenenses.

Discurso proferido pelo vereador Ailton Oscar Lorensetti (PSB), na noite de segunda-feira, 2, durante sessão solene comemorativa pelo aniversário da cidade no próximo domingo, 8.