Importante reunião envolvendo os prefeitos e representantes da área social da comarca de Tupi Paulista, que compreende os municípios de Nova Guataporanga, Monte Castelo e São João do Pau D’Alho, além de Tupi, aconteceu na manhã de segunda-feira, 13, no Paço Municipal tupiense. O objetivo foi tratar da instalação e funcionamento de uma Casa de Acolhimento Institucional direcionada a menores de 0 a 12 anos. É uma solicitação do Ministério Público para atender as crianças nesta faixa etária, cujos pais estejam impossibilitados, ainda que temporariamente, de exercer o poder familiar.
Os participantes da reunião decidiram que vão solicitar ao Ministério Público prazo de pelo menos um ano para a concretização do pleito, uma vez que não há dotação orçamentária nos municípios para esse investimento em 2014. Audiência na Secretaria de Estado da Ação e Desenvolvimento Social também será agendada para ver a viabilidade de destinação de verbas para manutenção da referida Casa.
Estudos preliminares apontam que uma instituição dessa natureza custaria aos municípios da comarca em torno de R$ 25 mil mensais e demandaria a contratação de pelo menos 16 profissionais para prestarem o serviço adequado.
Da reunião participaram o prefeito Osvaldo Benetti; a secretária de Ação Social Joana Ramos Garcia Grava; o prefeito de Nova Guataporanga Luiz Carlos Molina e a assistente social Luisa Cagliari; o prefeito de São João do Pau D’Alho Manoel Pereira e a assistente social Maria Joana Costa de Souza e representando Monte Castelo participaram as assistentes sociais Ana Lucia Ferro de Almeida e Vanessa Tiemi Mori.