Cerca de 900 servidores municipais sindicalizados poderão votar hoje, 10, das 8h às 17h, na Câmara Municipal, para eleger a diretoria que comandará o órgão sindical pelos próximos quatro anos.
Três chapas concorrem – “União e trabalho”, encabeçada por Pedro Gonçalves Vieira; “A união faz a força”, do candidato Edivaldo Caetano de Souza e “Renovação”, da candidata Renata Mathias Duarte Garcia.
Na tarde de ontem, 9, a reportagem recebeu cópia de ata da comissão eleitoral protocolada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Dracena, informando que por deliberação da maioria dos membros da comissão, foi acordado que o pedido de impugnação protocolado estava em conformidade com os requisitos do estatuto sindical. Dessa forma, segundo a candidata à presidência do Sindicato, Renata Mathias Duarte, ficou definida que a eleição ocorreria somente com a participação de duas chapas, ou seja, a ‘Renovação’ e a ‘União faz a força’, com as cédulas contendo apenas os nomes das respectivas.
No entanto, de acordo com o candidato Pedro Gonçalves Vieira (‘União e trabalho’), a informação não procede e sua chapa permanecerá e concorrerá à eleição normalmente. Pedro salientou que só poderia ocorrer a impugnação após medida judicial, o que não aconteceu. Sendo assim, segundo ele, as eleições deverão ocorrer normalmente hoje.
“Vamos ganhar com uma larga vantagem de votos”, disse Pedro à reportagem na tarde de ontem.
Sobre as discussões do pré-cadastro das casas populares da CDHU que envolviam o seu nome, Pedro comunica que nunca teve qualquer envolvimento com as inscrições e que somente Didi, atual presidente do Sindicato, é responsável pelas ações ocorridas.
Conforme informações do advogado do Sindicato dos Servidores Municipais, José Vialle, a impugnação de uma chapa só é possível apenas com a realização de assembleia geral, com a presença de mais da metade dos associados para discussão do pedido, ou mediante decisão judicial. “A eleição está em andamento, as cédulas oficiais estão prontas e a comissão eleitoral não tem poder para pedir a impugnação de uma chapa”, explicou o advogado Vialle.
Podem votar todos os servidores que estão sindicalizados há no mínimo um ano e que estiverem em dia com o Sindicato. A eleição será feita por meio de cédulas. Após as 17h, será realizada a apuração dos votos. A chapa vencedora irá tomar posse no mês de abril.