O prefeito José Antonio Pedretti informou ontem, 25, que a construção da marginal à rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no trecho da empresa Vidrosul até o campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Dracena, terá início nos próximos dias, nas áreas autorizadas pelos proprietários. 

Em negociação com a Prefeitura, esses proprietários negociaram a doação dos trechos para a construção da via. “Quanto às demais áreas, a Prefeitura vai entrar com ações judiciais para desapropriações”, esclarece o prefeito.
Pedretti explica que a marginal será importante para o progresso do município e trará segurança aos usuários, principalmente alunos e funcionários da Unesp que usam a rodovia diariamente para chegar ao campus e também aos proprietários das terras.
A marginal terá cerca de três quilômetros de extensão, com início na empresa Vidrosul, ao lado do trevo da avenida José Bonifácio (trevo da santa) até o campus da Unesp.
“A construção da marginal vai beneficiar os proprietários, suas terras serão valorizadas” reforça o prefeito, explicando ainda que por lei, em propriedades situadas ao lado de rodovias, não pode haver edificações porque devem ficar reservadas para a construção de futuras marginais.
Conforme o prefeito, a maioria dos proprietários, entendendo a necessidade da via fez as doações. “São poucos, seis no máximo que não concordam e teremos que recorrer à Justiça”, afirmou.
DER E SOBRENCO – O prefeito apresentou à reportagem, ofícios encaminhados pelo diretor do DER de Presidente Prudente, João Augusto Ribeiro e o engenheiro da Sobrenco (empreiteira responsável pela obra), Sérgio Lourenço Poiate, alertando para a urgência das desapropriações.
No ofício do DER, Ribeiro pede ao prefeito agilizar as desapropriações dos imóveis declarados de utilidade pública pelo decreto número 6.414, de 8 de novembro de 2013.
“Nosso pedido se fundamenta na necessidade de darmos cumprimento a recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que nos alertou para tomar providências urgentes. Outro fundamento, são as questões de segurança envolvidas”, afirma Ribeiro.
Segundo o diretor, os motivos que levaram o DER implantar a marginal são menos acidentes, mais segurança aos pedestres e ciclistas. “Enfim, o deslocamento do trânsito urbano para as marginais, deixando a rodovia para o tráfego pesado”.
No comunicado da empreiteira Sobrenco, ao diretor do DER, o engenheiro Poiate afirma que a demora nas desapropriações pode atrasar o cronograma da obra e também transtornos à empresa e ao próprio DER.
“Em outro ofício a empresa comunicou que e poderá abandonar a obra”, concluiu Pedretti. O prazo de conclusão da reforma da SP-294 e a construção da marginal termina no mês de agosto.