O Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter-8, localizado em Presidente Prudente divulgou esta semana o número de homicídios dolosos [com intenção de matar] registrados na área em que abrange 54 municípios, 33% foram relacionados à violência doméstica e familiar, ou seja, 22 pessoas perderam a vida em 2013 devido a esse fato.
Os crimes passionais, cometidos por um companheiro que mata o outro por ciúmes, representaram 9% do número de casos.
Segundo o Deinter, as mortes normalmente ocorrem quando um companheiro mata o outro motivado por ciúmes, durante a convivência em conjunto ou quando se separam e um dos companheiros passa a se relacionar com outra pessoa. Nesse caso, estão registrados como vítimas, um homem e cinco mulheres.
Em relação aos casos de violência doméstica, assim como ocorreu no citado anteriormente, a estatística apontou 9% das mortes. Nesses, os homicídios dolosos ocorrem no interior das residências, cometidos por comportamentos adversos dos companheiros. Na maioria das vezes, provocados por embriaguez, vias de fatos, agressões mútuas e mortes.
Na área que abrange o Deinter-8, duas mulheres mataram seus companheiros e quatro homens mataram suas companheiras.
Já os casos em que se enquadra a violência familiar, cujas vítimas estão ligadas por laços de sangue ou afetividade, como no casamento, dados apontam 15% dos homicídios. Neste caso, encontram-se violência onde se nota o pai matando o namorado da filha, o enteado matando o padrasto, o primo matando o primo, o afilhado matando o padrinho, o tio matando o sobrinho, chegando ao ponto de filha matar a mãe, filha matar o pai e irmão matar o irmão. Nestas circunstâncias, 10 pessoas perderam a vida.
Para a execução dos crimes, 13% das pessoas que cometeram o crime, utilizaram de arma de fogo; 18% com objetos contundentes encontrados no momento do crime, como por exemplo, pau, pedra, barra de ferro, entre outros. E, 63% dos casos, utilizaram a faca.